Tem início nesta sexta-feira (06) a terceira edição do Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa, na Região Serrana capixaba. O evento que acontecerá no Centro de Eventos da cidade se estenderá durante todo o final de semana, com encerramento no domingo (08).
O festival é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com a Prefeitura Municipal de Santa Teresa e o Sebrae.
A programação contará com atrações capixabas, nacionais e internacionais. Entre elas Wagner Tiso, Bryan Lee e Mitch Kashmar, Saulo Simonassi, Pedro de Alcântara, Dudu Lima, Brasilidade Geral, Chico Pinheiro, Marcos Valle, entre outros.
O diferencial do festival deste ano é o Palco Fames, onde grupos formados por professores e alunos da faculdade realizarão apresentações durante o dia e, à noite, nos intervalos das programações do palco principal. Serão atrações no Palco Fames os grupos Fames MB Trio, Fames Aroeira e o Quarteto de Saxofone da Fames.
Durante o Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa 2014 o público será contemplado com um total de 11 shows ao longo dos três dias, com capixabas, artistas nacionais e atrações internacionais.
A organização da terceira edição do Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa prevê atrair para o município e região cerca de 24 mil pessoas nos três dias de evento. Hotéis, pousadas e casas abertas para “cama e café”, restaurantes, bares e cafés já estão com movimento intenso.
Mais mesas
O Festival Internacional de Jazz & Bossa terá, entre outras novidades, uma ampliação significativa no espaço para as mesas na Praça Enogastronômica. A área terá um aumento superior a 50% em relação ao ano passado, com mais de 1.300 lugares. O número de restaurantes também vai aumentar: serão 11, mais uma loja da Grand Cru e uma chopperia, que terão espaços exclusivos.
Além da ampliação da praça enogastronômica, mais conforto também para assistir aos shows. Serão mil cadeiras de frente para o palco principal.
O Jazz e a Bossa
O Jazz surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, nos Estados Unidos. É marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. A maior influência do Jazz foi o blues, também derivado das canções de trabalho dos negros. Ao longo do tempo, o estilo passou a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum ‘n’ bass e do técnico, dando origem ao jazz contemporâneo.
A história da Bossa Nova é a história de uma geração de jovens artistas brasileiros que acreditaram no futuro e conseguiram realizar o sonho de levar sua música aos quatro cantos do mundo. As primeiras manifestações do que viria a ser conhecido como Bossa Nova ocorreram na década de 1950, na zona sul do Rio de Janeiro. Onde compositores, instrumentistas e cantores, amantes do jazz americano e da música erudita, tiveram participação efetiva no surgimento do gênero, que conseguiu unir a alegria do ritmo brasileiro às sofisticadas harmonias do jazz americano.
Serviço
Festival Internacional de Jazz & Bossa de Santa Teresa 2014
Data: 06 a 08 de junho
Local: Centro de Eventos de Santa Teresa
Entrada: Sexta e sábado à noite: Passaporte para os dois dias (R$ 40,00)
Sábado e domingo de dia: gratuita
Programação
Sexta-feira (06/06)
20h – Abertura oficial
21h – Wagner Tiso e Orquestra Sinfônica do ES (MG/ES)
22h30 – Saulo Simonassi e Robson Fernandes (ES/SP)
00h – Bryan Lee e Mitch Kashmar com participação Igor Prado Blues Band (USA/BRA)
Sábado (07/06)
11h – Abertura portões
12h – Alma Capixaba, Pedro Alcântara e Banda da PM (ES)
13h30 – Duofeel (SP/AL)
19h – Abertura portões
19h30 – Dudu Lima e Carlos Malta (MG/RJ)
21h – Raul de Souza (RJ)
22h30 – Jean Luc Ponty (França)
00h30 – Blues Etílico (SP)
Domingo (07/06)
11h – Abertura portões
13h – Brasilidade Geral e Chico Pinheiro (ES/SP)
14h30 – Marcos Valle (RJ)