* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Um grupo de funcionários e voluntárias do Hospital Padre Máximo- HPM, além de outros do Posto de Saúde de Venda Nova, vão participar de um programa inédito no município de educação nutricional, saúde e emagrecimento. A partir do próximo dia 5 de abril, eles terão encontros do Vigilantes do Peso, com conferência do peso, trocas de dietas e palestras educativas.
A iniciativa é da nutricionista Luciana Piazzarollo Zandonadi, que atua em Venda Nova há dois anos e elaborou o projeto a partir da experiência à frente da cozinha do HPM. De acordo com ela, mais de 50% dos funcionários do hospital estão acima do peso. As pessoas têm que se cuidar. Na área de saúde, então, onde todos estão em sintonia, o programa é fundamental até para dar mais agilidade ao trabalho.
O programa terá duração de oito meses com encontros semanais. Entre os meses de maio e julho, passarão a ser quinzenais, e de agosto a novembro, mensais. Além do acompanhamento do participante, a cada encontro serão discutidos temas relacionados à boa alimentação e à prática de esportes, convidando outros profissionais para palestrar.
A ideia do programa é promover a reeducação alimentar e a autoestima do grupo. Até o início desta semana, havia 33 inscritos, todos voluntários. As pessoas devem aprender a se alimentar por prazer, para se sentir bem, e não por obrigação, afirma a nutricionista.
Logo no primeiro encontro, os participantes vão receber uma dieta que terão que seguir para continuar no programa. O funcionário que tiver o melhor resultado, não só na balança como também na reeducação alimentar, vai ganhar um prêmio. Alguns até já começaram até a frequentar academias.
O início do programa de educação nutricional, saúde e emagrecimento criou expectativa entre os funcionários inscritos. Lionete Machado da Silva, de 25 anos, é um deles. Nunca consegui seguir uma dieta e entrei no programa para tentar emagrecer de vez. O trabalho em grupo vai ajudar.
Da mesma opinião compartilha a auxiliar de escritório Carla Bissoli, 37. A coletividade é o que anima o grupo, que almoça junto todos os dias. Isso vai fazer toda a diferença, um incentivando o outro, diz.