Saúde divulga novos números sobre a febre amarela em Domingos Martins; chegam primeiros resultados de exames em macacos

 

 

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins divulga nesta sexta-feira (10) novo boletim sobre a vacinação contra a febre amarela no município. Até a última quinta-feira (9) foram imunizadas 28.431 pessoas em todo o município, o que representa 82,19% de cobertura vacinal.

 

A imunização continua durante a semana nas  regiões da Sede, Barcelos, Pedra Azul, São Paulo do Aracê, Paraju, Ponto Alto e Tijuco Preto. Em Santa Isabel e Biriricas também há vacinação para os moradores.

 

Domingos Martins já recebeu todas as doses determinadas pelo Governo do Estado, de acordo com a estimativa populacional do IBGE (34.589), e vai continuar os trabalhos de imunização nas unidades de saúde. O município não tem casos da doença em humanos.

De acordo com a Nota Informativan° 01/2017, da Secretaria de Estado da Saúde, o município vai vacinar somente MORADORES, com a apresentação obrigatória de comprovante de residência (conta água ou energia) ou cópia do contrato de aluguel. Aqueles que trabalham em Domingos Martins, mas moram em outro município, também serão imunizados, mediante comprovação do vínculo de trabalho no município. É necessária a apresentação do cartão de vacina.

“Para os 37 municípios com recomendação de vacinação cautelar será adotada a vacinação dos indivíduos residentes a partir dos 6 meses de idade, segundo calendário nacional de vacinação, priorizando o início da vacinação nas localidades com evidência de epizootia (morte de macacos), estendendo-se posteriormente para o restante do município. Para indivíduos residentes nos demais municípios do Estado, será adotada a vacinação daqueles que irão viajar para áreas de risco, a fim de prevenir a ocorrência de casos humanos e surtos. Em situação de viagem para os municípios do Espírito Santo com recomendação de vacinação cautelar, será indicada a vacinação conforme calendário nacional”,  recomenda a Secretaria de Estado da Saúde.  

A medida visa garantir a cobertura vacinal dos moradores de Domingos Martins. “Esta é uma situação atípica, específica do bloqueio vacinal, assim o município tem esta autonomia de priorizar o atendimento à sua população. Estamos seguindo orientações estaduais”, destaca o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.

Primeiros resultados em macacos

De acordo com a Vigilância em Saúde, responsável pelos registros e pelo monitoramento de ocorrências relacionadas à morte de macacos, até nesta sexta-feira (10) foram notificados 116 animais mortos nas regiões de Paraju, Tijuco Preto, Ponto Alto, Aracê, São Miguel e Chapéu.

Do total de macacos mortos, 21 foram encaminhados para a Secretaria de Estado da Saúde para exames. “Muitos animais já estavam em decomposição quando foram informados à vigilância, neste estágio não é possível colher amostras para exames”, comunica a Vigilância em Saúde.

O município já está recebendo o resultado das primeiras amostras enviadas para análise. Dos 21 animais encaminhados, quatro já tiveram a morte confirmada por febre amarela.

“Reforçamos a importância da vacinação para aquelas pessoas que vivem ou trabalham em áreas rurais, especialmente aquelas que permanecem em áreas de mata fechada. Moradores das regiões onde foram encontrados macacos que ainda não se vacinaram devem procurar a unidade de saúdem mais próxima o quanto antes”, recomenda a Vigilância em Saúde.

Veja o sistema de vacinação por região:

Vacinação na Sede

A imunização na Sede continua na Secretaria de Saúde, das 8h às 16h. A Prefeitura pede que os interessados não deixem para se vacinar minutos antes das 16h, o ideal é comparecer ao local de vacinação até as 15h. A medida é necessária para evitar desperdício de doses, como explica o setor de imunização:

 

“É preciso esclarecer que a vacina não vem pronta para ser aplicada, ela precisa ser preparada, misturada ao que chamamos de diluente. Uma vez preparada, essa vacina tem um tempo limite de validade. Também precisamos seguir regras técnicas em relação às ampolas, que fornecem de cinco a 10 doses. Uma vez aberta, ela precisa ser utilizada completamente. Precisamos observar essas questões técnicas para evitar a perda de doses e o desperdício. Por isso tudo, foi preciso delimitar horários para que a população pudesse ser atendida da melhor forma, com segurança e responsabilidade. A equipe da secretaria está se dedicando ao máximo para atender a toda a população, pedimos a compreensão, a vacinação prossegue, não há motivo para pânico. Essas recomendações servem para a vacinação em todo o município”.

 

Vacinação em Santa Isabel

A vacinação em Santa Isabel prosseguirá da seguinte forma: todas as segundas-feiras, das 8h às 15h. Às 8h serão distribuídas 300 senhas à população. Às 13h, mais 200 senhas serão entregues, totalizando 500 senhas por dia.

 

Vacinação em Biriricas

A vacinação em Biriricas prosseguirá da seguinte forma: todas as quartas-feiras, das 8h às 15h. Às 8h serão distribuídas 300 senhas à população. Às 13h, mais 200 senhas serão entregues, totalizando 500 senhas por dia.

 

Vacinação em Ponto Alto, Paraju, Pedra Azul, Barcelos, São Paulo do Aracê e Tijuco Preto

Assim como na Sede, a vacinação nessas regiões prossegue diariamente, das 8h às 16h, observadas as mesmas condições adotadas para a Sede de Domingos Martins.

 

Os moradores que não residem nos locais onde há postos de vacinação devem procurar a unidade de saúde mais próxima. 

 

Fonte: ascom/PMDM

Confira mais Notícias

Cuidados com a saúde mental em tempos de popularização dos jogos on-line

Unidade de Saúde da Vila da Mata terá novo horário de funcionamento até o fim do ano

Multivacinação para menores de 15 anos em Venda Nova a partir de segunda-feira (4)

‘Novembro azul’: a importância do homem estar presente na Atenção Primária à Saúde

ES amplia mamografia de rastreamento a todas mulheres a partir dos 40 anos

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realiza captação de órgãos

Saúde

Venda Nova implanta aplicativo para facilitar agendamentos de consultas médicas

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas