Saúde: Domingos Martins cria Central de Vagas para acabar com filas

A Secretaria de Saúde de Domingos Martins vai acabar com um problema antigo: as filas para a marcação de consultas médicas especializadas. Em uma iniciativa pioneira, o município implanta neste mês as Centrais de Vagas para Marcação de Consultas, um sistema que vai garantir mais agilidade no atendimento à população.

Seis Centrais instaladas em localidades do interior do município irão agendar as consultas médicas e comunicá-las à Central da Sede, que gerencia as vagas das dez especialidades oferecidas no Consórcio. “Agora o usuário, principalmente do interior, não precisa vir duas vezes ao Consórcio, para marcar e ser atendido. Basta procurar a Central de sua região, agendar a consulta e vir até a Sede somente no dia do atendimento”, explica a coordenadora do Consórcio, Janaína Bermond Grecco.

As centrais estão instaladas nas Unidades de Saúde da Sede, Ponto Alto, Biriricas, Melgaço, Pedra Azul, Santa Isabel e Tijuco Preto. As consultas deverão ser agendadas entre os dias 15 e 25 de cada mês.

Para o secretário municipal de saúde, Fábio Anselmo Trarbach, as Centrais possibilitam um atendimento com mais qualidade. “Com a descentralização, a população não vai mais precisar enfrentas filas de madrugada. O serviço foi adequado à realidade do município e todas as comunidades, inclusive as do interior, estão assistidas”.

Consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião Sudoeste Serrana (CIM- Pedra Azul) é formado por onze municípios: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ibatiba, Itaguaçú, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova de Imigrante e Santa Maria de Jetibá. Foi implantado em Domingos Martins em 1998, com o objetivo de oferecer atendimento especializado à população.

Atualmente, dez especialidades são oferecidas pelo Consórcio: cardiologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, oftalmologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia e urologia.

Confira mais Notícias

Artesãos mantêm madeira como herança viva nas Montanhas Capixabas

Audiência pública vai debater a proposta de oficialização do Distrito Turístico de Pindobas no âmbito municipal

Venda Nova terá três relógios turísticos com termômetro

Brasileiras estão tendo menos filhos e adiam maternidade, diz Censo

Hospital Padre Máximo promove terceira edição do Jantar Beneficente de Celebração

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai a R$ 110 milhões

Eucalipto, a revolução verde que transforma madeira em futuro

Venda Nova registra a temperatura mais fria do ano nesta quinta-feira (12)