Saúde: em Iúna, testes rápidos e gratuitos para diagnósticos de doenças

Identificar uma doença é o primeiro passo para dar a volta por cima e ter uma vida saudável. Em Iúna já é possível fazer testes rápidos para algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs. E o diagnóstico, primeiro passo para o tratamento, sai entre 15 e 20 minutos. No Posto de Saúde do Centro podem ser realizados testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Qualquer pessoa pode fazer os exames, que são gratuitos.  

 

E conhecer o problema é a chance de manter a saúde em dia, já que muitas doenças não manifestam os sintomas rapidamente e só são identificadas quando o paciente já apresenta um quadro grave. 

 

“O teste é individual e sigiloso. O nome do paciente não é divulgado nem em nosso livro de registro.  Antes, o resultado de um exame de AIDS, por exemplo, demorava aproximadamente 30 dias. Agora, se der positivo, o paciente sai do posto de saúde já encaminhado para iniciar o tratamento”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Iúna, Dilma Amorim de Freitas.

 

A orientação do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Iúna, Emerson da Silva Ribeiro, é de que, principalmente, pessoas que tiveram relação sexual sem o uso de preservativo, que fazem unha com material de terceiros, que receberam transfusão de sangue, usuários de drogas, e quem possui piercings ou tatuagens devem fazer o exame. “Existem muitos outros meio de transmissão dessas doenças, e não só por meio do ato sexual”, ressaltou.

 

Os exames são realizados no Posto de Saúde da Beira Rio (Centro), de terça a sexta-feira, de 8h as 11h. Mais informações pelo telefone (28) 3545-3106.

 

Fonte: com informações da assessoria de imprensa de Iúna

Confira mais Notícias

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano

Teste rápido de dengue já está disponível nas unidades de saúde de Venda Nova

Prefeitura de Venda Nova inicia 2º ciclo de aplicação do fumacê

A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo

Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025