Nesta terça-feira (26), aconteceu no auditório do Cread, em Venda Nova, uma oficina de modelagem da rede de atenção à saúde da mulher e da criança. Estiveram presentes os profissionais da saúde que atuam nas unidades básicas de saúde municipais, hospital, equipes de saúde da família, membros do Conselho Municipal de Saúde e técnicos da regional de saúde metropolitana.
Organizar os serviços de saúde em redes de atenção temáticas é a proposta da Secretaria de Estado da Saúde e da própria Organização Mundial de Saúde. Com este enfoque está em implantação a modelagem da rede de atenção à saúde da mulher e da criança na macrorregião de saúde metropolitana, onde está incluído o município de Venda Nova.
Durante a oficina, os profissionais se atentaram para a construção do desenho atual da rede de atenção a saúde e qual seria o desejado para atender as demandas dos usuários do SUS no território municipal e também regional.
Com a implantação da rede de atenção à saúde será possível organizar os serviços, atendendo ao usuário no local certo, no tempo certo e com o recurso correto.
Entre os objetivos das redes de atenção à saúde estão destacar a ordenação dos recursos aplicados em todos os níveis de atenção à saúde, capacitação para as equipes de saúde, organização das estruturas tecnológicas tendo como centro de comunicação a atenção primária à saúde.