Secretaria de Agricultura inicia implantação do programa ‘Morango Saudável’

Com a proximidade da safra 2009 de morango, será assinado nesta segunda-feira (06), às 12 horas, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), um termo de cooperação técnica para proteger a cultura quanto ao uso indiscriminado de agrotóxicos, mantendo-a dentro das normas sanitárias vigentes de prevenção de contaminações.

O objetivo é elevar a produtividade com o uso adequado das tecnologias disponíveis e, assim, garantir a sustentabilidade da cultura na área produtora, notadamente, a Região Serrana do Estado. A medida é o primeiro passo para a implantação do Programa “Morango Saudável” coordenado pela Seag.

As medidas resultarão numa ação conjunta da Seag com seus órgãos vinculados – o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Incaper – e com as prefeituras de Domingos Martins e de Santa Maria de Jetibá, dois dos principais municípios produtores.

O termo de cooperação técnica define que a Seag ficará responsável por coordenar e articular a execução das ações, dentre as quais, tomar as medidas para a implantação do Selo do Morango com código de barras, que vai permitir a rastreabilidade da fruta produzida em terras capixabas.

O Idaf vai trabalhar para intensificar o sistema de fiscalização quanto ao comércio e uso de agrotóxicos. Além disso, vai divulgar a listagem de agrotóxicos legalizados para a cultura do morango, ampliar a fiscalização no trânsito de mudas em todo Estado e elaborar programas de treinamento em aplicação de agrotóxicos para produtores e vendedores de insumos.

Já Incaper deverá elaborar uma planilha de controle sobre a aplicação de agrotóxicos, para ser distribuída aos produtores; viabilizar cursos de capacitação para técnicos municipais e produtores, implantar os princípios da produção integrada para a cadeia produtiva do morango; desenvolver pesquisas sobre a aplicação de novas tecnologias na cultura e ainda intensificar a assistência técnica aos produtores da fruta.

As prefeituras de Domingos Martins e a de Santa Maria de Jetibá vão dar apoio logístico ao desenvolvimento de todas as ações, disponibilizando estrutura física e operacional para capacitação e cedendo dois técnicos de suas respectivas secretarias de Agricultura para trabalhar em conjunto com a equipe do Incaper.

Estarão presentes na solenidade para a assinatura do termo de cooperação técnica, o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos; o gerente estadual do programa, Dalmo Nogueira; o presidente do Idaf, Antônio Francisco Possati; o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo; o prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger e o de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roekep.

Morango

A cultura de morango ocupa, atualmente, 187 hectares de área plantada no Estado, de acordo com o levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com uma produção estimada em 7.470 toneladas/ano, que foram cultivados em cerca de mil propriedades rurais.

A produção resulta em, aproximadamente, R$ 5,5 milhões, gerando cerca de 2.500 empregos diretos, se constituindo num importante fator de distribuição de renda e de fixação do homem no campo.

Para 2009, a expectativa é de uma estabilização na área plantada em decorrência da falta de mudas de qualidade, e também devido ao elevado custo de produção e os riscos fitossanitários, próprios da cultura.

As condições de clima e solo da Região Serrana, a introdução de novos materiais genéticos e a melhoria do nível tecnológico da cultura, têm estimulado os produtores capixabas, que aos poucos, estão se adequando à produção sustentável.

Os principais municípios produtores de morango do Estado são: Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Castelo, Venda Nova do Imigrante e Afonso Cláudio. Vale registrar que nos últimos dois anos, houve uma expansão da cultura nas regiões de Tijuco Preto, em Domingos Martins, e de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá.

* Assessoria Governo do ES

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)