Sedu oferece formação em Letramento Racial

A Secretaria Estadual de Educação (Sedu) está ofertando 5 mil vagas para curso de Letramento Racial aos profissionais das redes públicas estadual e municipais de ensino, como parte do compromisso fortalecer e desenvolver políticas voltadas à promoção da equidade e da inclusão, com foco em raça e gênero, mitigando as desigualdades educacionais. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, por meio do portal eletrônico https://sgf.sedu.es.gov.br, entre os dias 24 de julho e 16 de agosto.

De acordo com a gerente de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq), Aline de Freitas Dias, a iniciativa conta com um conteúdo que abordará as múltiplas dimensões do racismo, a história do racismo no Brasil e as heranças das culturas negra e indígena na constituição do Brasil para se contar uma outra história sobre a nossa história.

“Compreender a constituição histórica do Racismo na sociedade brasileira; promover o desenvolvimento de práticas para o enfrentamento ao racismo no âmbito de toda a Secretaria Estadual de Educação e fortalecer a implementação das Leis 10639/2003 e 11.645/2008 são medidas cruciais para a consolidação de uma Educação Antirracista”, destacou Aline de Freitas Dias.

Formação em Letramento Racial

Período de inscrição: 24/07/2024 a 16/08/2024 

Link de inscrição: https://sgf.sedu.es.gov.br 

Carga horária: 120 horas 

Período da formação: 26/08/2024 a 29/11/2024 

Modalidade: 100% autoinstrucional com três lives programadas:

26/08/2024: Live de abertura.

02/10/2024: Live pós-período programado para a conclusão do segundo módulo.

19/11/2024: Live na reta final do curso, com o objetivo de formação pedagógica e de incentivo e chamamento aos cursistas que ainda não tiverem concluído o curso.

Público: Profissionais em efetivo exercício das suas funções na área da educação pública das redes estadual e municipais de ensino do Estado do Espírito Santo.

Certificação: Para terem direito à certificação, os cursistas deverão visualizar todo o conteúdo e realizar todas as atividades previstas no curso, com rendimento mínimo de 75% da nota prevista nas atividades avaliativas. Ou seja, obter no mínimo, 75 pontos de um total de 100 pontos.

Com informações da Sedu

Confira mais Notícias

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

Inscrições abertas para curso gratuito de pós-graduação em Educação à Distância em Venda Nova

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Saiba como o Enem voltará a certificar a conclusão do ensino médio

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

Marechal Floriano oferece 277 vagas em processo seletivo simplificado

Rede de Ensino de Venda Nova inicia novo ano letivo nesta terça-feira (4)