Geral

Sefaz inicia distribuição dos carnês do IPVA

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) já iniciou a distribuição dos boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os documentos estão sendo enviados pelos Correios para o endereço dos contribuintes cadastrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES).

Os boletos têm vencimento entre os meses de abril e junho. O pagamento pode ser feito em duas vezes ou em cota única – neste caso, haverá desconto de 5%. A alíquota do imposto para veículos de passeio é de 2%, enquanto que para motos, veículos de carga, caminhões e ônibus, é de 1%.

“As alíquotas do IPVA do Espírito Santo estão entre as menores do Brasil”, lembra o subsecretário da Receita Estadual, Gustavo Guerra.

Em caso de perda ou de não recebimento do boleto, o contribuinte pode emitir uma segunda via por meio do site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.es.gov.br), nas Agências da Receita Estadual, nos bancos credenciados ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Neste ano, os valores do IPVA ficaram em média 6% menores do que os de 2010, devido à variação negativa no preço de veículos usados.

Neste ano, os valores do IPVA ficaram em média 6% menores do que os de 2010, devido à variação negativa no preço de veículos usados, conforme tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Em alguns modelos, a redução chega a 12%.

Metade do valor do IPVA vai para o município onde o carro é emplacado e metade fica com o Estado. “O IPVA é utilizado em investimentos que beneficiam a população. Por exemplo, tanto o Governo do Estado quanto as prefeituras aplicam, conforme legislação, 25% do imposto na Educação”, destaca Gustavo Guerra.

Confira a tabela de vencimento do IPVA 2011

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho