Instituída pela Lei nº 13.585/2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada de 21 a 28 de agosto. Esta semana tem como o objetivo divulgar conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
O evento é organizado, a nível nacional, pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) que apresentou o tema da edição 2020: “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão Social”.
Com início nesta semana, Venda Nova do Imigrante também oferecerá uma programação especial para celebrar a data, mesmo com as restrições da pandemia do novo coronavírus. A ação que já é, tradicionalmente, realizada pela Apae do município, este ano ganha a parceria do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, o “Comped”, criado em 2019.
As ações terão inicio nesta sexta-feira (21), com uma pequena carreata e no sábado haverá uma live solidária à APAE além de várias divulgações alusivas ao tema nas redes sociais e outras mídias durante a semana.
De acordo com Maria de Lourdes Fiorido, presidente da Apae, e Cláudia Cypreste, presidente do Comped, as equipes estão trabalhando na produção de materiais de divulgação da semana que serão compartilhados via redes sociais, assim também como vídeos envolvendo famílias com a temática. Devido à pandemia, a programação tradicional do evento teve que ser alterada.
“Todos os anos a gente intensifica as nossas ações no sentido de divulgar o trabalho que a APAE faz em prol da pessoa com deficiência. As ações deste ano serão mais tímidas, devido à pandemia. Estamos agregando todos os nossos esforços para fazer o melhor nesse momento, via redes sociais, via mídia o que a gente pode divulgar e trazer a tônica a importância do envolvimento da família e de toda a sociedade no processo de inclusão social”, explicou Maria de Lourdes.
Ainda segundo a presidente da Apae, a intenção da Semana da Pessoa com Deficiência é mobilizar toda a sociedade. “Esse ano, a proposta é falar do protagonismo e do empoderamento, da importância de todo um trabalho não só da Apae, mas de todo a sociedade, das famílias, comunidade, no sentido de dar voz e vez a essa pessoa com deficiência, que ela possa falar por si, fazer suas escolhas, desenvolver suas potencialidades, olhando para esse sujeito como uma pessoa desejosa e realizadora como qualquer outra”, acrescentou.
A presidente do Comped, a psicóloga Cláudia Cypreste, “Essa semana já acontece há muitos anos e cada município se organiza conforme a sua realidade trazendo ações distintas para sensibilizar sua comunidade como um todo acerca da temática da pessoa com deficiência”, acrescentou Cláudia.
Na próxima terça-feira (25), Maria de Lourdes e a represetante do Comped, Aline Farias Spadetto, irão à sessão da Câmara Municipal, onde farão uso da palavra para tratar sobre o tema da Semana e também abordar demais informações relacionadas à pessoa com deficiência.
O Comped
Fruto das reflexões feitas com familiares sobre os direitos da Pessoa com Deficiência, o Comped – Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, foi instituído em Venda Nova do Imigrante em dezembro de 2019.
Esse conselho de direitos é um espaço de participação democrática que realiza ações de acompanhamento, monitoramento, avaliação e fiscalização de políticas destinadas às pessoas com deficiência. o Conselho visa sensibilizar a sociedade em geral para questões que envolvem a pessoa com deficiência no município.
O Comped é formado por 18 conselheiros que trabalham em parceria com os órgãos públicos e a sociedade na busca pela garantia de cidadania, inclusão e respeito a quem tem deficiência
Live Solidária
Uma das ações que ocorrerão dentro da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é a live solidária da Apae de Venda Nova, neste sábado, às 19 horas. A música ficará por conta da banda Groove e do cantor Leandro Souza. Além dos shows, haverá leilão, desafios e várias brincadeiras. A transmissão será pelo canal da Apae no Youtube, para acessar e se inscrever clique aqui.
“A live solidária tem três objetivos: celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência; sensibilizar e divulgar o trabalho que a Apae faz na comunidade; e o terceiro é a captação de recursos, porque com a pandemia tudo o que a gente faz com angariar recursos próprios, festas e eventos, não pode acontecer. Os recursos arrecadados serão para manutenção e continuidade dos serviços que a gente oferece”, detalhou a presidente da Apae, Maria de Lourdes Fiorido.
Live solidaíra à Apae será neste sábado a partir das 19 horas. Participe!