O município de Venda Nova do Imigrante, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato em parceria com Conselho Municipal de Cultura, convida todos os artistas, trabalhadores da cultura, agentes culturais e entidades locais a participarem de um Seminário presencial no dia 11 de agosto (segunda) para ampliar o entendimento sobre o segundo ciclo da Lei Aldir Blanc.
A proposta é fomentar a participação ativa da sociedade civil, com foco em transparência e inclusão de segmentos como cultura popular, audiovisual e artesanato. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer ao Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, no dia 11 de agosto, às 19 horas.
O Seminário será dividido em três momentos, são eles: Painel sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e seus impactos locais, oficina sobre elaboração de projetos culturais e momento para ouvir os presentes.
Segundo a Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, “este é o momento de fortalecer a cultura local com planejamento, participação e investimento contínuo. Contamos com a participação de nossos fazedores da cultura para que possam acessar os recursos destinados para Venda Nova”, pontua.
A PNAB foi instituída pela Lei nº 14.399, de 8 de julho de 2022, formando uma parceria entre a União, Estados e Municípios, com o objetivo de fomentar de forma permanente a cultura nacional e territorial. Para Venda Nova do Imigrante, o valor disponível neste ciclo é de R$ 198.253,09.
A política é voltada para trabalhadores(as) da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais – incluindo o patrimônio cultural material e imaterial.
Os recursos serão executados pelo Município, com repasses do Ministério da Cultura (MinC). Importante destacar que o acesso aos recursos se dará por meio dos editais públicos a serem lançados pela Prefeitura, e não diretamente pelo MinC.
Seminário Aldir Blanc – Ciclo 2025
Local: Auditório do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi
Data: 11 de agosto de 2025
Horário: 19h
Programação:-Painel sobre a PNAB e seus impactos locais
-Oficina sobre elaboração de projetos culturais
-Espaço aberto para escuta e sugestões da comunidade