* Leandro Fidelis
O próximo 22 de maio será o dia da inauguração do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac Venda Nova. A data foi confirmada pelo diretor regional, Dionísio Corteletti, em visita às obras da unidade na manhã dessa quinta-feira (13), acompanhado do prefeito, Dalton Perim. O prédio está em fase de acabamento, e o início das aulas deve ocorrer antes mesmo da inauguração, informou Corteletti.
Cursos técnicos em diversas áreas serão oferecidos em amplo espaço, dotado de laboratórios que ajudarão a colocar em prática o que foi aprendido na sala de aula. Ao todo são 12 salas, incluindo biblioteca e auditório. A unidade fica na Avenida Domingos Perim, no bairro Providência, e tem arquitetura italiana em homenagem à cidade.
De acordo com o diretor regional do Senac/ES, a previsão é atender cerca de 800 alunos em três turnos. Da gama de mais de 200 cursos oferecidos atualmente pelo Senac, a unidade de Venda Nova vai contemplar os das áreas de hotelaria e hospitalidade, informática, moda e beleza, estética, negócios e saúde.
“Esses cursos têm duração média de um ano e terão preços acessíveis. Ainda teremos cursos gratuitos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego- Pronatec e do Programa Senac de Gratuidade- PSG para pessoas de baixa renda”, disse Dionísio Corteletti.
A construção da nova sede faz parte do projeto de interiorização do Senac, que pretende levar qualificação profissional, desenvolvimento econômico e social, geração de emprego e renda para moradores de outros municípios, como Castelo, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio e Domingos Martins.
A divulgação dos cursos vai começar em breve. Segundo a gerente de negócios do Senac/ES, Maria da Penha Tironi, as demandas da região foram analisadas durante um ano em visitas a todas as empresas do segmento de atuação do Senac: comércios, hotéis, restaurantes e hospitais.
“Verificamos as necessidades de capacitação do mercado local e também de aperfeiçoamento para quem já atua nele. Em cima desse diagnóstico, está sendo montada a programação do Senac Venda Nova, como uma unidade hoje polivalente, não só atuando na área de gastronomia e turismo, mas atendendo outras áreas como comércio, moda, comunicação e saúde”, afirma Tironi.
O Senac já iniciou o processo de seleção e recrutamento dos profissionais que vão compor a unidade, desde a coordenação, parte operacional e administrativa e professores. Cerca de 20 pessoas serão contratadas inicialmente, informou o diretor regional.
Homenagem a Deolindo Perim
A unidade do Senac Venda Nova terá o nome de Deolindo Perim. Segundo o diretor Dionísio Corteletti, a homenagem ao empreendedor, falecido em 1990, é devido a sua representatividade na região. “Deolindo é referência de um cidadão da imigração italiana em Venda Nova e prestou relevantes serviços ao comércio. É uma homenagem justa.”
Para o prefeito Dalton Perim, que é filho de Deolindo, a família está orgulhosa com a homenagem. “Meu pai sempre foi preocupado com a formação da sua família e já demonstrou isso para a sociedade em outras oportunidades, cedendo áreas para a construção de escolas, além da sua atuação no comércio de Venda Nova. Ele dedicou boa parte de sua vida ao desenvolvimento do nosso município.”
Dalton afirma que a Prefeitura está dando apoio institucional e logístico à obra, já que a unidade é toda instalada pelo Senac. “Pela relevância da obra e sua importância social, estamos permanentemente em contato com a diretoria do Senac e colocando nossa equipe à disposição para qualquer demanda. Com essa unidade, Venda Nova ganha condição de polo de formação, diversificando as oportunidades de qualificação e capacitação e melhorando a qualidade de vida”, diz o prefeito.