A Serenata Italiana, que acontece em Venda Nova do Imigrante neste sábado (8), é uma celebração das tradições e do espírito de comunidade. Milhares de pessoas, entre moradores e visitantes, festejam pelas ruas da cidade. Os cortejos saem de quatro pontos: Lavrinhas, Bananeiras, Tapera e Providência. A concentração nos bairros começa às 19h e a chegada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman é prevista para às 22h.
O presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Edésio Minet Zavarize, fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Venda Nova, na sessão da última terça-feira (4), e falou sobre a importância da serenata para a preservação das tradições e fomento ao turismo. “A Serenata Italiana é um instrumento de fortalecimento, resgate cultural e manutenção das tradições trazidas pelos imigrantes italianos”, afirmou Zavarize.
“Pessoas de todas as idades e vestidas com trajes típicos saem de quatro pontos da cidade cantando cancionetas italianas, muitas delas aprendidas na infância. Após três horas de caminhada, o encontro acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão. Lá, haverá show com a banda Toni Boni, comidas, bebidas e muita animação”, disse.
A segurança será reforçada durante a caminhada e o evento, salientou Zavarize. “Para continuar sendo uma festa bela e segura para as famílias, haverá apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e seguranças contratados pela Afepol”.
Algumas regras e dicas para aproveitar a Serenata Italiana com segurança e alegria:
– É preciso adquirir uma pulseira no valor de R$ 20 para ter acesso ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman. A quantidade de pulseiras é limitada e elas podem ser adquiridas na Afepol e em pontos de venda em Venda Nova e outros municípios. No sábado, dia 8, a venda será na sede da Afepol, das 9h às 16h. Durante a caminhada também haverá voluntários vendendo as pulseiras.
– Durante a caminhada, a orientação é não levar utensílios cortantes e perfurantes e taças e garrafas de vidro.
– O participante, preferencialmente, deve levar o que for comer já cortado e fatiado e optar por utensílios descartáveis.
– Nos percursos, serão colocados e latões de lixo para descarte dos utensílios usados. Esses locais serão sinalizados por meio de cartazes confeccionados pelos alunos da Escola Liberal Zandonadi em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni).
– Banheiros químicos serão distribuídos por todos os trajetos.
– A venda de bebidas alcoólicas será proibida para menores de 18 anos durante todo o evento. A entrada desse público no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman só será permitida com o acompanhamento do responsável.
– Os tratores e fogões móveis devem ter a placa identificadora cadastrada na Afepol. Quem ainda não fez o cadastro, pode ir até a sede da associação para o emplacamento.
– Não será permitida a execução de músicas diferentes das canções oficiais.
– No Centro de Eventos Padre Cleto Caliman apenas o som do palco poderá funcionar.
– Não serão permitidos vendedores ambulantes ou barracas dentro ou no entorno do Centro de Eventos.
– Os grupos que sairão da Providência e da Tapera terão acesso ao Centro de Eventos pelos portões que ficam em frente à Hidronova. Quem não portar pulseira será encaminhado à bilheteria, que funcionará na sede da Afepol.
– Os grupos que saem de Bananeiras e Lavrinhas entrarão pelo portão principal.
Com informações da Câmara de Venda Nova.