Por volta das 19 horas deste sábado (11) começa a 6ª Serenata Italiana de Venda Nova. Os grupos sairão de seus bairros cantando pelas ruas da cidade e se encontrarão no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, onde a festa continua numa reverência à cultura do imigrante italiano. O evento faz parte do calendário anual da Associação Festa da Polenta- Afepol e também integra a programação da 41ª Festa dos Universitários.
Além dos seresteiros incorporados ao evento, várias famílias ou donos de pontos comerciais aguardam as comitivas com mesas cheias de guloseimas. A parada é estratégia para envolver mais moradores no evento e também para demonstrações culturais.
De acordo com o presidente da Afepol, José Luiz Moysés, a proposta deste ano é prolongar a presença dos seresteiros nas ruas. Queremos que o espírito da Festa da Polenta contagie a comunidade e os visitantes o mais cedo possível. Tudo isso faz parte do projeto de valorização da cultura, que dura o ano inteiro, e também de envolvimento do voluntariado. Os grupos de seresteiros sairão da Providência, Tapera, Bananeiras e Lavrinhas mantendo o esquema de paradas em alguns pontos.
A mudança do ponto de encontro para o Polentão, de acordo com a organização, foi para proporcionar melhor acústica e também uma acolhida mais confortável. Nos primeiros eventos, a parada final era o Ginásio Salesiano e depois foi para o pátio da Escola Fioravante Caliman, onde não há acústica e os mais velhos e as crianças ficam prejudicados pelo frio.
Uma parte do galpão de alimentação do Centro de Eventos será cercado e a aproximação entre os cantores e os fogões móveis manterão a temperatura agradável. É o que espera Claudete Bellon, diretora cultural da Afepol e coordenadora cultural da Prefeitura. Mantendo a proposta de aproximação, o grupo Toni Boni se apresentará num tablado.
* Site Festa da Polenta