* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
A crise na Europa fez João Manuel Regalado (44) sair de Portugal em busca de oportunidade no Brasil há três anos. Quando tomou a decisão, já tinha em mente tentar a vida na capital do Espírito Santo porque soube que Vitória tinha a quinta melhor qualidade de vida do país.
Foto: Leandro Fidelis |
O chef José Manuel Regalado com o "Bacalhau a Gomes de Sá". |
O chef português trabalhou dois anos na cidade e aproveitou esse tempo para conhecer outros lugares do Estado, entre eles a Região Serrana, pela qual se encantou. Por conta disso, há um ano inaugurou o restaurante “Delícias de Portugal”, na Rota do Lagarto em Pedra Azul.
Começou trazendo ao público os famosos “Pastéis de Belém” e, hoje, oferece o melhor da gastronomia portuguesa, com destaque para o bacalhau. “Tento manter a cozinha tradicional portuguesa. Muitos não sabem as combinações, cabe a mim transmitir esse conhecimento”, diz João.
Ele cita que o correto é comer bacalhau acompanhado de batata, mas, para se adaptar ao gosto local, tem sempre que ter arroz branco pronto. João também garante que consegue desmistificar que bacalhau é consumido salgado, seco e fibroso. “Aqui no restaurante, quem nunca foi a Portugal tem a oportunidade de conhecer a legítima gastronomia portuguesa”, atesta.
O chef português tem 22 anos de experiência, cursou gastronomia, mas começou a tomar gosto mesmo pela cozinha quando ainda pescava bacalhau na Noruega. “Embora o peixe seja típico da nossa culinária, temos que buscar o bacalhau longe.”
Divulgação |
"Bacalhau Navegantes". |
No cardápio do Delícias de Portugal, o carro-chefe é o Bacalhau Navegantes, com lombo de bacalhau assado na brasa, batata a murro e alho laminado frito (R$ 130- serve duas pessoas).
Também são apreciados o “Bacalhau a João”, criação do chef, com molho flambado no conhaque (mesmo preço), o “Polvo a Lagareiro”, também assado no carvão, acompanhado de batata a murro, cebola e temperos e o “Bacalhau a Gomes de Sá”, com lascas de bacalhau gadus mohua, batata cozida, cebola, ovo e azeitona, ambos também custam R$ 130 e servem duas pessoas.
Serviço:
Restaurante Delícias de Portugal
Cozinha tradicional portuguesa
Rota do Lagarto, km 07 (Pousada Vale da Mata)
Pedra Azul (Domingos Martins)
*Telefone: (27) 3248-2252