Série chefs estrangeiros: a legítima comida portuguesa nas montanhas

Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

A crise na Europa fez João Manuel Regalado (44) sair de Portugal em busca de oportunidade no Brasil há três anos. Quando tomou a decisão, já tinha em mente tentar a vida na capital do Espírito Santo porque soube que Vitória tinha a quinta melhor qualidade de vida do país.

Foto: Leandro Fidelis
<b>Título:</b>
O chef José Manuel Regalado com o "Bacalhau a Gomes de Sá".

O chef português trabalhou dois anos na cidade e aproveitou esse tempo para conhecer outros lugares do Estado, entre eles a Região Serrana, pela qual se encantou. Por conta disso, há um ano inaugurou o restaurante “Delícias de Portugal”, na Rota do Lagarto em Pedra Azul.

Começou trazendo ao público os famosos “Pastéis de Belém” e, hoje, oferece o melhor da gastronomia portuguesa, com destaque para o bacalhau. “Tento manter a cozinha tradicional portuguesa. Muitos não sabem as combinações, cabe a mim transmitir esse conhecimento”, diz João.

Ele cita que o correto é comer bacalhau acompanhado de batata, mas, para se adaptar ao gosto local, tem sempre que ter arroz branco pronto. João também garante que consegue desmistificar que bacalhau é consumido salgado, seco e fibroso. “Aqui no restaurante, quem nunca foi a Portugal tem a oportunidade de conhecer a legítima gastronomia portuguesa”, atesta.

O chef português tem 22 anos de experiência, cursou gastronomia, mas começou a tomar gosto mesmo pela cozinha quando ainda pescava bacalhau na Noruega. “Embora o peixe seja típico da nossa culinária, temos que buscar o bacalhau longe.”

Divulgação
<b>Título:</b>
"Bacalhau Navegantes".

No cardápio do Delícias de Portugal, o carro-chefe é o Bacalhau Navegantes, com lombo de bacalhau assado na brasa, batata a murro e alho laminado frito (R$ 130- serve duas pessoas).

Também são apreciados o “Bacalhau a João”, criação do chef, com molho flambado no conhaque (mesmo preço), o “Polvo a Lagareiro”, também assado no carvão, acompanhado de batata a murro, cebola e temperos e o “Bacalhau a Gomes de Sá”, com lascas de bacalhau gadus mohua, batata cozida, cebola, ovo e azeitona, ambos também custam R$ 130 e servem duas pessoas.

Serviço: 

Restaurante Delícias de Portugal

Cozinha tradicional portuguesa

Rota do Lagarto, km 07 (Pousada Vale da Mata)

Pedra Azul (Domingos Martins)

*Telefone: (27) 3248-2252

Confira mais Notícias

Pedra Azul terá encontro com vinícolas chilenas

Inscrições abertas para a 10ª Edição do Festival Brasil Sabor

Série chefs estrangeiros: italiano incrementa cardápio do Don Lorenzoni Due

Festival de Comida Alemã vai até 07 de dezembro em Domingos Martins

Santa Maria de Jetibá recebe Festival Sabor dos Imigrantes nesta sexta (19)

Festival gastronômico reúne delícias em Domingos Martins

Cardápio do Bela Aurora traz nhoque com mais de século de tradição

Delícias martinenses no encerramento do ‘Sabor das Montanhas’