Série chefs estrangeiros: italiano incrementa cardápio do Don Lorenzoni Due

<b>Título:</b>
Ravióli de Queijo Peccorino Romano e Raspas de Limão Siciliano, Gnocchi de Berinjela e Tortelloni de Presunto de Parma. Ambos vêm em pratos separados ao custo de R$ 49, acompanhado de carne.

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

O chef italiano Alessandro Vallino, de 37 anos, mergulha sempre na própria cultura na hora de incrementar o cardápio do Don Lorenzoni Due, em Pedra Azul. Especialista em massas, ele mescla a matéria-prima importada do país de origem com produtos locais, resultando em pratos apreciadíssimos em parceria com o sócio, o chef Fernando Lorenzoni.

Fotos: Leandro Fidelis
<b>Título:</b>

Alessandro mora no Brasil há dois anos. Veio incentivado pela mulher, Fernanda Donna (35), que conheceu em 2006 quando moravam na Alemanha. Ela é de Pedra Azul, o que facilitou sua instalação na região.

Nascido em Casoria (Campania), Vallino é formado pela Escola de Gastronomia Alberghiero, de Nápoles. Da região, trouxe também o conhecimento da cozinha mediterrânea, que pode ser conferida no “Talharim Amalfitano” (polvo, lagostim, salmão e talharim preto com tinha de lula- R$ 65,00). A massa é caseira.

“Como estamos na Região Serrana, não foco o cardápio nos frutos do mar. Esse prato é uma forma de me manter vinculado à minha terra, que fica na Costa Amalfitana”, diz o chef italiano.

<b>Título:</b>
Talharim Amalfitano.

Ele afirma que a acolhida no Brasil foi boa, principalmente pela parceria com Fernando Lorenzoni. “Foi por esse motivo que o negócio deu certo. Lorenzoni é daqui e prioriza os produtos regionais na cozinha. Por isso, não tive dificuldade de adaptar os pratos ao gosto do brasileiro.”

Ele afirma que, hoje, conhece bem a preferência do cliente daqui. “O brasileiro quer a massa junto com a carne, diferente do hábito na Itália, onde se come esses alimentos separadamente.”

O reflexo disso é o aumento da clientela que vem da Grande Vitória. “Eles falam que a nossa gastronomia é mais elaborada”, afirma o chef Alessandro Vallino. Neste mês, ele está percorrendo a Europa em busca de novos ingredientes.

Serviço: 

Don Lorenzoni Due

Rod. Ângelo Girard (Rota do Lagarto), km 03

Pedra Azul- Domingos Martins

Tels: 27 3248-1352 – 28 99986-8964 – 28 99995-5636

*Funcionamento:

Quinta e Sexta – 11h30 às 15h / 19 às 22h

Sábado – 11h30 às 16h / 19 às 23h

Domingo – 11h30 às 16h

Site: www.donlorenzonidue.com.br

* Leia também:

Série chefs estrangeiros: francesa é referência em pratos orgânicos 

Série chefs estrangeiros: a legítima comida portuguesa nas montanhas

Confira mais Notícias

Pedra Azul terá encontro com vinícolas chilenas

Inscrições abertas para a 10ª Edição do Festival Brasil Sabor

Série chefs estrangeiros: a legítima comida portuguesa nas montanhas

Festival de Comida Alemã vai até 07 de dezembro em Domingos Martins

Santa Maria de Jetibá recebe Festival Sabor dos Imigrantes nesta sexta (19)

Festival gastronômico reúne delícias em Domingos Martins

Cardápio do Bela Aurora traz nhoque com mais de século de tradição

Delícias martinenses no encerramento do ‘Sabor das Montanhas’