A Serrana, cooperativa com sede em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, referência no ramo de transportes, preocupada com a segurança no trânsito e a consciência ambiental dos condutores, realiza na próxima sexta-feira de carnaval (17), uma ação com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE). É uma blitz cooperativista com objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de cumprir as leis do trânsito, evitando acidentes e mortes, além de reforçar a destinação adequada do lixo produzido durante as viagens. A expectativa é que mais de 2.000 veículos sejam abordados.
A ação acontecerá em três pontos estratégicos: às 09 horas, no posto da PRF em Safra, e às 16 horas, posto da PRF em Ibatiba e posto da PRE, na ES 490, que liga Safra a Marataízes. Aproximadamente 30 pessoas, entre funcionários e cooperados vão executar a blitz, abordando os condutores que passam pelas estradas capixaba no início do carnaval e distribuindo kits, contendo folder, adesivo e sacola ecológica para ser utilizada no interior do veículo, além disso, haverá distribuição de brindes.
Esta é uma iniciativa da Serrana para mostrar à sociedade os benefícios do cooperativismo, destacando a preocupação com, neste caso, a segurança no trânsito e a consciência ambiental. A blitz marca o início de uma série de ações a serem realizadas neste ano de 2012, considerado o ano internacional das cooperativas, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Ano 2012
É o ano internacional das cooperativas, segundo a ONU. As ações desenvolvidas em 2012 seguem o slogan deste ano comemorativo 'Cooperativas constroem um mundo melhor'. Além de mostrar o espírito cooperativista, mostra o compromisso do segmento com o desenvolvimento global.
Destaca-se também o aumento da consciência pública sobre as cooperativas e os benefícios aos seus membros; a contribuição para o desenvolvimento social e econômico e a integração com objetivos de desenvolvimento do milênio; além da promoção na rede global da consciência sobre o cooperativismo e seus esforços para fortalecer as comunidades, democracia e paz; promoção do crescimento e criação de cooperativas e ações para atender às necessidades socioeconômicas do setor e, por fim, visa encorajar os governos para estabelecer políticas, leis e regulamentos que levam à criação, crescimento e sustentabilidade das cooperativas.