Uma menina de apenas 9 anos, moradora do município de Santa Maria de Jetibá, no interior do Estado, morreu na noite deste domingo (09), com sintomas de gripe suína. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irá investigar o caso.
Carolane Heink começou a passar mal no último sábado (08). Segundo informações da Secretaria de Saúde de Santa Maria de Jetibá, a mãe, Solinéia Heink, percebeu que a criança estava com febre na sexta-feira (07) e lhe deu um medicamento. A menina teria melhorado, mas voltou a apresentar febre no sábado (08), quando novamente foi medicada.
Porém, novamente Carolane passou mal, sentindo cansaço e dores pelo corpo no domingo (09). A família, que mora na região rural de Garrafão, no interior do município, decidiu levá-la ao Hospital Concórdia, no centro de Santa Maria de Jetibá. Exames foram realizados no local e constataram que o grau de defesa do organismo da menina estava baixo. Então, a criança foi encaminhada em estado grave para o Hospital Infantil, em Vitória.
A menina apresentava os sintomas de uma pneumonia crônica. Como ela apresenta baixo peso, não teve resistência. Ela chegou ao hospital passando muito mal, gripada e com falta de ar. Porém, não acreditamos que seja um caso de gripe suína, destacou a secretária de saúde de Santa Maria de Jetibá, Rosilene Stuhr de Souza.
A secretária acrescentou ainda que o município está tomando todas as providências para lidar com a gripe suína, como a capacitação dos profissionais da saúde, além de prevenção e orientações à população. Além disso, o atendimento à pacientes com sintomas de gripe é prioritário.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi coletado o material para a realização de exames que podem comprovar ou não se a morte da menina ocorreu por gripe A. Porém, várias causas para a morte são investigadas.
* Fonte: Folha Vitória