O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e a Prefeitura de Conceição do Castelo assinam, na manhã desta terça-feira (09), o convênio da Lei Estadual nº 8.635, conhecida popularmente como Lei Seca. Na ocasião, também será dada posse ao Conselho Comunitário de Segurança.
A assinatura do convênio e a posse do Conselho fazem parte do projeto Sesp Itinerante, que fará em Conceição do Castelo sua 14ª edição.
Atualmente, 23 municípios já aderiram à Lei Seca, são eles: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Marataízes, Marechal Floriano, São Mateus, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
O evento, que terá inícío às 9 horas, será realizado na escola Aldy Soares Merçon Vargas, localizada no centro da cidade. Estarão presentes o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Rocha Miranda, e demais autoridades da cúpula da Segurança Pública estadual.
Saiba mais sobre o Sesp Itinerante:
Por meio do projeto, que atualmente está em sua 14ª edição, a Secretaria leva para os municípios capixabas diversas ações e serviços, como: Confecção de Carteiras de Identidade Civil Gratuita; palestras preventivas de acidentes caseiros com o Corpo de Bombeiros e policiais civis; Peça Teatral da Polícia Militar, abordando a questão das drogas e suas consequências, inclusive a inadimplência com o tráfico de drogas; atendimento jurídico aos cidadãos, por meio de parceria com a Defensoria Pública Estadual, com o Projeto Defensoria Itinerante Sobre Rodas.
Além disso, são realizadas parcerias com diversas Secretarias de Estado, visando à elaboração de políticas públicas integradas. A comunidade local, por sua vez, pode falar diretamente com o secretário Rodney Miranda, no dia em que o Sesp Itinerante estiver em seu município.
O município
Localizado na região serrana, Conceição do Castelo é um município caracterizado por um clima temperado, terras altas, clima e paisagem de montanha, relevo fortemente ondulado e montanhoso.
O patrimônio histórico de Conceição do Castelo é constituído de velhos casarões das fazendas, A principal atividade econômica do município é a agricultura, setor que registra a maior ocupação de mão-de-obra.
Outras atividades como indústria, comércio e serviços são complementares da renda local. Na agricultura, destacam-se o café, milho, feijão, abacate, banana, limão, tangerina ponkan, tomate e inhame. As principais datas comemorativas da cidade são 9 de maio, dia da emancipação, e 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município