O Sicoob pagou R$ 26,5 milhões referentes aos juros ao capital social de seus clientes do Espírito Santo no exercício de 2013. Os capitais foram remunerados em 100% da taxa Selic, totalizando um rendimento de 8,18%. Subtraída a taxa de inflação de 5,91% registrada no último ano, a rentabilidade real do investimento ficou em 2,27% e supera em 453% a da caderneta de poupança (0,4%).
"Se compararmos a rentabilidade real da poupança com o da conta capital nos últimos cinco anos, a segunda gerou um retorno 306,3% maior do que a caderneta”, afirma o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.
Para os cálculos, foi levado em consideração o rendimento da poupança antiga, que alcançou 6,32% no último ano.
Investimento sustentável
Associar-se a uma instituição financeira cooperativa pode ser considerado um investimento sustentável, já que o lucro gerado retorna para o cliente ao final de cada ano e as taxas praticadas são menores que as do mercado. Além disso, é uma aplicação segura.
“As cooperativas de crédito vêm crescendo no mercado brasileiro e os clientes contam com o Fundo Garantidor de Crédito, que protege os correntistas, poupadores e investidores, e assegura a recuperação dos depósitos ou dos créditos mantidos em cooperativas em caso de falência, insolvência ou liquidação extrajudicial”, diz Bento Venturim.