FMZ A Rádio
da Família

Sicoob Sul-Serrano faz pré-assembléias

As pré-assembléias relativas ao exercício de 2007 do Sicoob Sul-Serrano vão se concentrar no início deste ano. O objetivo, de acordo com o presidente Cleto Venturim, é divulgar as informações localizadas. “Com as reuniões no início do ano, ao invés do final, podemos apresentar o balanço fechado e a evolução de cada agência em 2007 e de todo Sul-Serrano”.

Amanhã, 20 de fevereiro, começa o cronograma de reuniões com os associados de cada município. Para apresentar o exercício de 2006, estas pré-assembléias aconteceram no final do mesmo ano, quando foram eleitos os 100 delegados. “Este ano, como os delegados já estavam eleitos, optamos pelas reuniões no início de 2008”, expôs Venturim.

A Assembléia Geral Ordinária de 2008 será no dia 14 de março, em Venda Nova. Só participarão os 100 delegados, mais a diretoria e o corpo técnico do Sicoob Sul-Serrano. Será a segunda AGO neste formato.

Cleto Venturim adianta alguns dos bons resultados a serem apresentados aos associados. De 2006 para 2007, as sobras aumentaram em 83% e os depósitos à vista em 73%. No ano passado, mais 3.000 associados foram incorporados ao Sicoob Sul- Serrano. Para Venturim, os números demonstram que o trabalho é contínuo e a cada ano o resultado é mais visível. “Os números traduzem o fortalecimento da credibilidade do Sicoob”, avalia.

Em 2007, pela primeira vez na história do Sicoob Espírito Santo, o capital social do associado foi remunerado, com o pagamento de 12% de juros ao ano. O depósito foi feito na conta corrente no final do ano com o valor proporcional a soma de integralização de cada um. Além da boa gestão dos recursos da Cooperativa, Venturim atribui as sobras à queda dos juros e ao aumento de empréstimos. “Com o dinheiro mais barato, pudemos emprestar mais barato, o que aumentou o volume dos empréstimos”.

A evolução do Sicoob Sul-Serrano acompanha o crescimento do sistema no Estado. “Em três anos, na média, o Si-coob dobrou de tamanho. Os empréstimos cresceram 200% e os empregos diretos, 114%. Em alguns pontos, até superamos o crescimento do Sicoob Espírito Santo”.

Desenvolvimento

Todos os delegados, diretoria, corpo técnico e alguns convidados participarão hoje de duas palestras dentro do Projeto de Capacitação Cooperativista. O evento será amanhã (dia 15/03) no ginásio de esportes do Colégio Salesiano, em Venda Nova, a partir das 14 horas, e tem como objetivo alavancar iniciativas que promovam o desenvolvimento regional através da cooperação e da responsabilidade social. “Queremos levar a cooperação para a prática, mostrando que ações do dia-a-dia fazem a diferença e podem promover mudanças concretas na comunidade”, explica Cleto.

O primeiro palestrante é Welington Luiz Pompermayer, consultor da OCB/ES e Sescoop/ES, que vai falar sobre “Cooperativismo”. Já o prefeito de Criciuma/RS, Walter Heck, vai falar sobre “Cooperativismo e Associativismo”. Ás 17h está previsto o encerramento com um coquetel.

* Fonte: Jornal Folha da Terra

Confira mais Notícias

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão

Secretaria Estadual de Educação realiza processo seletivo para Cuidador

Nova espécie de planta é descoberta no Espírito Santo

Novos pároco e vigário da Paróquia São Pedro tomam posse em Venda Nova

Transportadores de cargas têm até dia 31 de janeiro para se tornarem MEI Caminhoneiro

Parque Estadual do Forno Grande recebe exposição fotográfica `Aves de Caetés´