Sicoob troca experiências cooperativistas em intercâmbios

*Edimara Garbelotto

(edimara@radiofmz.com.br)

 

Durante esta semana, gerentes de mercado e administrativos das Unidades do Sicoob do Espírito Santo estão no Canadá em um intercâmbio técnico buscando experiências de sucesso no cooperativismo de crédito. O país norte americano possui o sistema mais avançado do mundo no ramo, o Dejardins, fundado no estado de Quebec, em 1900 e é precursor do cooperativismo nas Américas.

 

O Sicoob/ES está no segundo intercâmbio feito em parceria com o Sistema OCB-Sescoop/ES, o primeiro deles aconteceu no ano passado para a Europa e agora no Canadá. Mas experiências semelhantes são realizadas constantemente no Brasil pelos dirigentes da cooperativa, e o inverso também acontece, já que o Sicoob também recebe intercambistas interessados em conhecer o sistema do banco que é referência em cooperativismo de crédito no Estado.

 
Para Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul Serrano, o objetivo desses intercâmbios é a troca de experiências com cooperativas e instituições que possuem práticas de sucesso, que possam ser aplicadas nas cooperativas locais. Essas visitas técnicas são importantes para se conhecer modelos de cooperativismo que estão funcionando, tanto no Brasil quanto no exterior. No caso das cooperativas internacionais, é necessário adequar os padrões à nossa realidade, já que a legislação brasileira, no que se diz respeito à regulamentação das cooperativas de crédito, se difere da de outros países.

 

 

A gerente administrativa do Sicoob de Venda Nova do Imigrante, Tânea Uliana Torres, que participará das visitas técnicas no Canadá, relata que recentemente também visitou junto a outros gerentes da Unidade, uma empresa de referência em controle financeiro, que é o caso da Blucred, que administra a Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina.  O objetivo dessa visita, por exemplo, foi conhecer a organização financeira da festa para aplicar os conhecimentos em Venda Nova do Imigrante, onde funcionários do Sicoob prestam auxílio voluntário na organização administrativa de eventos.

 

 

Muitas instituições também visitam o Sicoob buscando conhecer o seu modelo de cooperativismo de crédito, que é referência no Espírito Santo. Isso é comprovado ao se comparar o índice de participação das cooperativas de crédito no mercado financeiro capixaba, que tem o Sicoob como principal expoente, e o mesmo índice no mercado financeiro do Brasil. No comparativo geral, o índice de participação das cooperativas de crédito no Estado supera 6%, percentual muito maior do que a realidade do Brasil, onde o índice gira em torno de 2,5%.

Confira mais Notícias

Resultado do Sicoob ES alcança o recorde de R$ 873 milhões em 2022

Coopeavi: inscrições para cursos online gratuitos vão até o próximo sábado (25)

Sicoob Sul-Serrano apresenta resultados para os associados

Vagas do Condomínio Avícola de Santa Teresa serão ampliadas com novo galpão em 2020

Venda Nova é destaque entre os finalistas do Prêmio de Jornalismo Cooperativista

Coopeavi entre as 200 maiores e melhores empresas do ES

Cooperativa vai construir maior usina solar do Estado

Reportagem da Coopeducar ganha prêmio cooperativista