* Leandro Fidelis
Quase todo mundo tem uma história com Santo Antônio. O santo casamenteiro, homenageado no próximo sábado, 13 de junho, sofre na mão das solteiras ouriçadas. Vale até congelar a imagem do santo para intimá-lo arrumar marido.
As crendices fazem parte da cultura popular, sem intenção de ofender a fé católica. Marlene Piazzarollo Zandonadi, de Venda Nova, sempre distribui imagens de Santo Antônio entre as filhas e sobrinhas. Sou muito brincalhona com os mais jovens. Digo a elas que, assim que arrumarem namorado, coloquem a imagem dentro do congelador de cabeça para baixo. Algumas se deram bem, outras ainda não, conta.
A superstição é tanta que, se a simpatia dá errado, tem moça que fica com medo de ficar para titia. Uma sobrinha deixou a imagem cair e quebrar no chão. Ela se desesperou e fui obrigada a dar outra. Tudo é motivo para brincar e fazer elas acreditarem na lenda, completa Marlene.
Outra que sempre distribui imagens de Santo Antônio é a empresária Luciana Fernandes Zavarize. Toda vez que visita o Santuário de Aparecida, em São Paulo, traz santinhos para os amigos. A última contemplada é sua funcionária, a administradora Maria Aparecida da Silva. Sempre trago para os meus melhores amigos, porque quero a felicidade deles.
A admiração de Maria Aparecida pelo santo começou cedo. Desde pequena tenho carinho pelo santo por causa do meu avô. Ele tinha um Santo Antônio em miniatura. Sempre o quis, mas o vovô nunca me deu porque dizia lhe dar sorte com as mulheres, diz Maria Aparecida.
E se a sorte é casar, o avô da admistradora é uma mostra de que o santo também joga a favor dos homens. Ele se casou quatro vezes e com todas mulheres teve filhos. Meu santinho está na bolsa mas, ao contrário do meu avô, até agora não apareceram pretendentes, diverte-se a neta.
Primeiro beijo no Dia de Santo Antônio
Intercessão do santo ou não, a bancária Jacqueline Lopes de Oliveira viveu uma coincidência digna do 13 de junho. Nesta data, há dez anos, ela beijou pela primeira vez aquele que viria a ser o seu marido, o também bancário Alexandre Lima Pinheiro.
Ela conta que é uma tradição da sua família, de Belo Horizonte, fazer novena para Santo Antônio. Cada dia a imagem fica na casa de um parente. No mesmo dia que o beijei, rezei o terço na casa de uma tia e deu certo.
A missa em homenagem ao santo em Venda Nova acontece todos os anos na comunidade de Santo Antônio do Oriente, às margens da Rodovia Pedro Cola, que liga o município a Castelo. Sábado (13), será às 19 horas, com o padre Daniel. No domingo (14), a celebração será às 10h e às 13h terão início os leilões.
Início da devoção
A crença em Santo Antônio supera barreiras culturais e étnicas e o Milagreiro de Pádua é cultuado por todos, na tradição católica, e nas tradições afro-brasileiras. A mesma energia e popularidade do santo é vista entre os habitantes das colônias italianas.
Começou com os portugueses e italianos a devoção a esse missionário da ordem franciscana, que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu em Pádua, em 1231. Grande orador e pregador, lecionou em universidades e dedicou-se a servir os pobres e necessitados. Daí a tradição do pão de santo Antônio, que sobrevive até hoje. Pães doados a sua igreja são bentos e distribuídos aos pobres. Mas Antônio é famoso mesmo por ajudar a conseguir bons partidos para namoro e casamento. Para isso, inúmeras simpatias deixam de castigo a imagem do santo.
Oração a santo Antônio para atrair alguém que você já conhece
Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso(a) humilde devoto(a). Amém.
Simpatia de santo Antônio para encontrar um namorado
Amarre uma fita vermelha e outra branca na imagem de santo Antônio e, enquanto dá os nós, faça o pedido. Reze um pai-nosso e pendure a imagem de cabeça para baixo, sob a cama. Só desvire quando a graça for alcançada
(* Fonte: Revista Bons Fluidos)