A Importância da Avicultura do Espírito Santo para o Espírito Santo. Com esse tema a Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) irá promover o 1º Simpósio da Avicultura Capixaba, nos próximos dias 14 e 15 no auditório do Senac, em Vitória. A entidade pretende mostrar o potencial que o setor avícola representa para a economia do Estado. Segundo dados da Associação, no ano de 2007 o setor movimentou R$ 345,5 milhões no Estado.
O Simpósio vai reunir palestrantes renomados nacionalmente para debater os principais temas e problemas enfrentados pelo setor. A solenidade de abertura será no dia 14 de agosto às 18 horas. Na ocasião, será realizada uma mesa redonda com o tema do encontro. O presidente da Aves, Antonio Venturini, apresentará dados referentes ao desenvolvimento da avicultura capixaba nos últimos anos.
Segundo Venturini, o encontro servirá para os avicultores e representantes do poder público estadual debaterem sobre os entraves que prejudicam o desenvolvimento do setor no Espírito Santo. Existem pelo menos dez itens que merecem atenção para que a avicultura capixaba não tenha prejuízos. Pelo menos três problemas podem ser facilmente resolvidos, basta a boa vontade de nossos governantes, afirmou.
O segundo dia do evento será aberto com palestra sobre o Plano Nacional de Prevenção, seguida de debate. A segunda palestra será realizada pela médica veterinária e fiscal federal agropecuário da SEDESA/SFA-ES, Telma Regina de Oliveira e Paula. Ela falará sobre as ações necessárias para ajustes da avicultura capixaba quanto ao Plano de Prevenção. Logo após terá debate sobre o tema e elaboração de propostas de ações para o Plano.
A primeira exposição da tarde terá como tema: O Futuro do Abastecimento de Insumos no Brasil e no Mundo e o que o Espírito Santo Pode Esperar. Após a palestra, que será realizada pelo consultor da Safras & Mercado, Paulo Molinari, haverá debate sobre o assunto. Em seguida será a vez do coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Silvio Farnese, falar sobre as alternativas de abastecimento de grãos para o Espírito Santo.
No encerramento do evento será elaborado um protocolo de ações com sugestões para melhorar o desenvolvimento da avicultura capixaba. O documento será entregue às autoridades do Estado para que seja feito um estudo sobre o que pode ser feito para atender às demandas e contribuir para o continuo desenvolvimento do setor.
PROGRAMAÇÃO
14 DE AGOSTO
18 h Solenidade de abertura do Simpósio com a presença de diversas autoridades
Mesa Redonda: A importância da Avicultura do ES para o ES
Coquetel
15 DE AGOSTO
08 h Inscrições e abertura
08h30 às 09h30 Plano Nacional de Prevenção IA e NC situação atual no Brasil
Palestrante: Jamil Gomes da Silva – diretor do Departamento de Saúde Animal DSA – MAPA
09h30 às 09h50 Debate
09h50 às 10h10 Coff break
10h10 às 11h10 Plano Nacional de Prevenção IA e NC: Ações Necessárias para Ajustes da Avicultura do Espírito Santo
Palestrante: Telma Regina de Oliveira e Paula – médica veterinária e fiscal federal agropecuário da SEDESA/SFA-ES
11h10 às 11h40 Debate
11h40 às 12h Proposta de ações quanto ao Plano Nacional de Prevenção IA e NC no Espírito Santo
12h às 13h30 Almoço
13h30 às 14h30 Futuro do Abastecimento de Grãos no Brasil e no Mundo e o que o Espírito Santo Pode Esperar
Palestrante: Paulo Molinari – consultor da Safras & Mercado
14h30 às 14h50 Debate
14h50 às 15h10 Coff-break
15h10 às 16h10 Alternativas de Abastecimento para o Espírito Santo Produto, Logística e Mecanismos
Palestrante: Silvio Farnese coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola – MAPA
16h10 às 16h40 Debate
16h40 às 17h Proposta de Ações Quanto às Alternativas de Abastecimento para o Espírito Santo
17 h Encerramento
* Fonte: Assessoria AVES