Simpósio do Produtor de Conilon, em formato virtual, será nesta sexta (11)

 

Devido à pandemia da Covid-19, causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), o Simpósio do Produtor de Conilon de 2020 será totalmente transmitido pela internet. A nona edição do evento cafeeiro acontecerá no dia 11 de setembro e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

 

A programação contará com palestras que abordam, de forma multidisciplinar, questões sobre café e saúde, adubação, produtividade e cenário nacional do agronegócio. Haverá, também, a divulgação do livro-coletânea com textos redigidos pelos palestrantes e outros especialistas convidados.

 

O Simpósio foi aprovado na quarta e última chamada do edital de apoio à organização de eventos lançado pela Fapes em 2019, recebendo R$ 4 mil para ser realizado. O evento faz parte das atividades do campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizado em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (Projagro).

 

Apoio à organização de eventos

Pesquisadores vinculados a instituições de Ensino Superior ou pesquisa puderam submeter propostas de concessão de apoio financeiro à organização de eventos técnico-científicos de curta duração entre setembro de 2019 e dezembro de 2020.

 

A Fapes abriu quatro chamadas do Edital nº 03/2019, destinando o total de R$ 1,2 milhão em investimento na difusão científica no Espírito Santo. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

 

Programação do Simpósio

As atividades do 9º Simpósio do Produtor de Conilon serão transmitidas pelo www.cafeconilon.com. Confira a programação das palestras.

 

– Café e Saúde:
José Geraldo Mill, doutor em Farmacologia, professor dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva da Ufes, e coordenador do Centro de Investigação do ELSA-Brasil no Espírito Santo.

 

– Adubação de plantio e formação:
Alex Campanharo: engenheiro agrônomo, técnico agrícola da Fazenda Experimental da Ufes em São Mateus e consultor técnico.

 

– Manejo de irrigação para altas produtividades:
Henrique de Sá Paye, pesquisador (Incaper/Soil-Agro), doutor em Solos e Nutrição de Plantas, professor, consultor e produtor rural.

 

– Desafios do Agro brasileiro:
Bruno Lucchi, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mestre em Agronegócios.

 

– Sistema de implantação do cafeeiro com o mamoeiro:
Valmir José Zuffo, engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura Tropical (Ufes). Atua no planejamento e na produção agropecuária de Pinheiros (ES) há 30 anos.

 

 

Com informações do Incaper.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)