FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

05.01.2021


Cultura e fé: grupo de Folia de Reis Estrela da Guia mantém tradições em Venda Nova

Há mais de 70 anos, o grupo leva mensagem de fé por meio da música e da tradição dos Santos Reis

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

Em atividade há mais de 70 anos, o Grupo de Folias de Reis “Estrela da Guia”, de São João de Viçosa, distrito de Venda Nova do Imigrante, segue mantendo suas atividades e com projetos para o futuro. Atualmente, o grupo é composto por 16 integrantes e mais do que manter as tradições, o grupo tem a missão de evangelizar, mantendo viva a fé das pessoas.

 

Devido à pandemia da Covid-19, as atividades estão reduzidas e o grupo tem se apresentado em missas no município. Nos anos anteriores, a Folia começava suas apresentações no final do mês de outubro e seguia até o Carnaval, atendendo a convites e participando em comunidades, festas, casas e eventos.

 

Coordenador do “Estrela da Guia” há 13 anos, Vanderlei Abílio, o “Delei”, conta que o trabalho do grupo vai além da tradição. “Estamos sempre participando, ajudando e mantendo a cultura. A Folia não é só uma tradição, um grupo folclórico, é mais do que isso. É a permanência viva da fé das pessoas. Um grupo de pessoas que cantam, tocam, e vai até as casas levando essa mensagem do nascimento de Jesus, do ‘não’ a Herodes. Já vimos cenas muito emocionantes de fé das pessoas e isso faz com que a gente fique cada vez mais firmes”, conta Delei.

 

Além da função de coordenador, a Folia de Reis também tem um mestre, um contramestre e o diretor, cada um desempenhando sua função. Além das vozes afinadas, o grupo contra com 13 instrumentos musicais: violão, caixa, pandeiro, triângulo, chocalho, sanfona, o que garante hinos animados, levando história e religiosidade por meio da música.

 

Projetos

Além dos hinos e ações votadas ao Dia de Reis, celebrado pela Igreja Católica, no dia 6 de janeiro, a Folia de Reis “Estrela da Guia” realiza outros projetos que são realizados durante o ano. “Começamos implantar dentro do distrito de São João ‘a serenata das mães’, organizada pela Folia de Reis. No mês de maio, na véspera do Dia das Mães, a gente faz uma serenata, passando pelas casas, nas ruas, fazendo essa homenagem”, acrescentou Delei.

 

O grupo também participa do Encontro Nacional de Folias de Reis do município de Muqui e também no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Estado de São Paulo. “Levamos sempre o nome do município e da comunidade nesses encontros”, disse o coordenador.

 

Outro projeto do grupo, é envolver os jovens da comunidade, visando à participação das novas gerações e o futuro da Folia “Estrela da Guia”. “O grupo é bom! Nós íamos começar um trabalho com jovens na comunidade, mas com a pandemia ainda não foi realizado. Mas, temos esse projeto de dar continuidade, com jovens, adolescentes, para não perder esse grupo, essa tradição. Seguir em frente sempre!”, finalizou Delei.

 

História

A Folia "Estrela da Guia" começou há cerca de  70 anos com um grupo de pessoas, moradores do interior de Conceição do Castelo. O costume foi surgindo, sempre ccom cantorias e devoção, levando essa tradição. Depois, muito deses membros mudaram para São João de Viçosa e aí deram continuidade e esse trabalho da folia, como, por exemplo, o senhor Batista Botacin e outras pessoas da família, amigos. Assim, fizeram com que a folia permanecesse até os dias atuais.

 

Folia "Estrela da Guia" durante a missa da Epifania do Senhor, na Igreja Matriz de Venda Nova, no último sábado (2).

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web