FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

07.04.2021


Venda Nova celebra o centenário da Escola Domingos Perim

Para celebrar a data, será realizada uma live nesta quarta-feira (7) com o lançamento de um documentário sobre a história da instituição centenária

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

Alunos da Escola Domingos Perim durante a realização da "Serenatinha Italiana", em 2019. Foto: acervo Escola Domingos Perim

 

Em 100 anos de história, a Escola Estadual de Ensino Fundamental “Domingos Perim” viu Venda Nova do Imigrante passar de uma povoação do distrito de Cachoeiro de Itapemirim a um município-polo na região Serrana capixaba. Desde sua fundação em 1921, a instituição recebeu desde os filhos dos imigrantes europeus até diversas famílias, de várias origens, que escolheram o município para viver, constituir família e educar seus filhos.

 

Nesse um século de trabalho, a Domingos Perim atendeu milhares de alunos e profissionais da Educação que guardam com carinho e saudade a rotina e o convívio dos tempos de escola. Alguns estudantes, inclusive, retornaram à escola e, hoje, são funcionários da instituição.

 

Em 2020, a Domingos Perim passou por mais uma novidade, adotando o sistema de ensino em tempo integral. Como fez ao longo dos 100 anos, mais uma vez a instituição de adaptou ao novo e, hoje, já colhe os frutos dessa nova metodologia de ensino, com foco no protagonismo e projeto de vida dos estudantes.

 

A atual diretora da Escola Domingos Perim, Maristela Broedel, disse que o maior sentimento é de gratidão de estar à frente da escola no ano do centenário. “100 anos de existência é muito emocionante. Nós sentimentos orgulho em saber que muitas pessoas passaram pela escola e deixaram suas marcas na vida da cidade, contribuindo para o desenvolvimento de seu povo”, disse.

 

E assim como ocorreu em várias etapas, a Domingos Perim segue superando desafios e construindo histórias de aprendizado e crescimento mútuo. “Nossos alunos estão ali não só para adquirir conhecimento, mas estarem aptos para este século 2021 que está aí diante de nós e abraçar esse conhecimento, crescer e contribuir muito mais com o progresso da nossa cidade”, disse a diretora.

 

Comemoração do Centenário

Devido à pandemia da Covid-19, a comemoração do centenário da Escola Domingos Perim terá que ser em um formato restrito. Nesta quarta-feira (7), dia do aniversário da escola, será realizada uma live, às 19 horas, por meio do canal no Youtube Linguagens DP.

 

A grande expectativa é o lançamento do documentário especial dos 100 anos, idealizado e produzido pelos próprios alunos com a supervisão da professora de Língua Inglesa, Joziane Avance Fiorese. “O centenário da escola começou a ser trabalhado desde o ano passado, mesmo com o ensino remoto. O ponto crucial será no dia 7 de abril, mas as comemorações vão se estender durante o ano”, explicou a professora.

 

“O documentário surgiu desde o ano passado, em uma disciplina específica da metodologia de tempo integral. Cada professor trabalhou a produção de algum presente para a escola devido ao aniversário de 100 anos. Um desses presentes foi a criação de um documentário. Os alunos iniciaram um trabalho de pesquisas, entrevistas, produção e edição. Tudo foi feito pelos alunos”, detalhou Joziane.

 

Além do lançamento do documentário, a live desta quarta-feira (7), também vai abordar assuntos envolvendo a atualidade da escola e surpresas que estão sendo preparadas e produzidas pelos estudantes.

 

Curiosidades

A Escola Domingos Perim foi criada pelo decreto 4301, no dia 7 de abril de 1921, publicado no Diário da Manhã do dia 8 de abril daquele mesmo ano, quando Nestor Gomes era governador do Estado, com a denominação “Escola Mista São Pedro de Venda Nova”.



A primeira construção foi realizada em regime de mutirão por um grupo de pais. A obra foi erguida no centro de Venda Nova, onde hoje fica a casa de Ednéia Perim. Como o número de alunos cresceu, houve necessidade de construir uma escola maior, do outro lado da rua, no atual endereço do Armazém Perim Café.



Só em 1969 a escola instalou-se definitivamente na Rua La Ville, funcionando em um prédio com seis salas, onde fica hoje a quadra de esportes. Em 1996, a escola foi transferida para o atual prédio, construído pela Prefeitura e Governo do Estado.



Por várias vezes a escola mudou de nome. Confira:

- Escola Mista São Pedro de Venda Nova (de 1921 até 1958)
- Escola Singular Venda Nova (de 1959 até 1965)
- Escolas Reunidas de Venda Nova (1966)
- Escolas E.E.R.R Venda Nova (1967)
- Grupo Escolar Venda Nova (de 1968 até 1973)
- Escola de 1º Grau Venda Nova (1974)
- Escola Idalino Monteiro (de 1975 até 1980)
- Escola de 1º Grau Domingos Perim (de 1981 até 2002)
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Domingos Perim (de 2002 até os dias de hoje)

 

Fotos: acervo da Escola Domingos Perim.

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web