FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

03.09.2021


Prefeitura de Venda Nova está entre as mais transparentes do ES

 

 

 

 

O município de Venda Nova do Imigrante está entre as seis prefeituras mais transparentes do Espírito Santo. A classificação foi elaborada após levantamento realizado nos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios capixabas, assim como na Assembleia Legislativa (Ales), no Governo do Estado, no Ministério Público (MPES), no Tribunal de Contas (TCEES) e no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo(TJES), no período compreendido entre Outubro de 2020 à Abril de 2021. Os objetivos desta fiscalização foram conhecer e avaliar a transparência ativa, bem como, fomentar a sua ampliação junto aos Municípios.

 

A avaliação dos portais de 78 Prefeituras e Câmaras Municipais, considerou o grau de aderência à transparência ativa e levou em conta os aspectos dos diversos patamares existentes na estrutura hierárquica da metodologia utilizada: tipo de informação, nível, subnível e item.

 

Em maio deste ano o  Município também foi selecionado para aderir ao Programa Time Brasil, com a finalidade de melhorar a gestão pública e fortalecer o combate à corrupção, Venda Nova já colhe os frutos das metodologias aplicadas e do Plano de Ação elaborado. 

 

O controlador municipal Marcos Souza afirma que “com as novas ações que já estão em andamento, como por exemplo, o ‘Time Brasil’ e a implementação do nosso Programa Municipal de Integridade e Compliance, esperamos melhorar ainda mais a nossa avaliação em uma próxima análise. É uma posição que merece destaque e mostra a busca constante da nossa gestão para as boas práticas públicas.”

 

E-Prevenção

Venda Nova já aderiu e já possui o selo de participação no sistema E-Prevenção, do TCU, que foi criado para ajudar as organizações públicas a implementar boas práticas que previnem atos de corrupção e oferece segurança para a tomada de decisões na gestão pública.

 

A plataforma é parte do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, que permitirá mapear e diagnosticar a suscetibilidade à corrupção no Município, por meio de questionário autoavaliativo.

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web