FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

18.02.2022


Festival com cerveja artesanal e cultura alemã neste sábado em Venda Nova do Imigrante

Evento terá música e comida típicas e diferentes estilos de cerveja para celebrar o verão alemão no Jardim da Piwo Cervejaria

 

 

 

 

A Piwo Cervejaria Rural e a Fidelis Bier convidam você para a Sommerfest- Festival de Verão Alemão neste sábado (19), a partir das 16h, no Jardim da Piwo em Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo. Com música e comida alemã e, claro, cerveja artesanal, o evento marcará o lançamento oficial da Fidelis Bier, a primeira Weiss das montanhas capixabas. 

 

Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Sympla. Existe a opção do ticket promocional com direito ao copo exclusivo de vidro de 680 ml, mas é preciso ficar atento (a) porque a quantidade é limitada. Além disso, as primeiras 30 pessoas que chegarem usando algum adereço típico alemão vai encher um copo de cerveja de graça. É recomendado levar o passaporte da vacina contra a Covid-19 no dia.

 

E vai ter comida típica alemã para acompanhar os diferentes estilos de cerveja artesanal da Piwo. Durante a Sommerfest, porções de chucrute com “wurst” (linguiça alemã) estarão à venda.

 

A tarde será animada pelo cantor e instrumentista Leandro Schaffel. Natural de Domingos Martins (ES), ele começou a tocar aos sete anos de idade e profissionalmente, aos 11, se apresentando em restaurantes, eventos particulares e com grupo. No repertório deste sábado, a “Chucrutemusic” estará garantida, com as músicas que não podem faltar nas Sommerfests e Oktoberfests.

 

Weiss

Para celebrar o verão e os quase dois séculos da imigração alemã no Brasil, durante a Sommerfest será lançada oficialmente a primeira cerveja estilo Weiss (trigo) das Montanhas Capixabas: a Fidelis Bier. Com baixo amargor, super refrescante, 5,6% de teor alcoólico e notas de banana e cravo, a cerveja é um produto idealizado pelo jornalista e publicitário Leandro Fidelis, com produção da Piwo Cervejaria, de Venda Nova do Imigrante.

 

A parceria entre o comunicador e a cervejaria vem da amizade de longa data com os sócios da Piwo, os irmãos Tedesko e Stanislaw Deps e Nemézio Spadeto. Já há alguns anos, o jornalista pensava em ter sua própria cerveja para homenagear os antepassados alemães, no Brasil há quase 200 anos. O projeto se fortaleceu durante o início da pandemia, em 2020, e teve um pré-lançamento em janeiro de 2021 com a cerveja servida no Jardim da Piwo.

 

Leandro Fidelis descende dos primeiros imigrantes alemães a pisarem no Brasil, em 1824, das famílias Laubach/Loubach/Louback, Thasmo, Spamer e Werner. “A primeira colônia alemã do Brasil foi Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro. Os alemães chegaram depois dos suíços e, por volta de 1868, esses dois povos imigrantes desbravaram as Matas de Minas Gerais, mais precisamente na região do Caparaó, onde fundaram cidades como Alto Jequitibá, terra da minha família. E foi graças à chegada dos alemães, posteriormente no Espírito Santo e no sul do Brasil, que a cerveja se tornou uma paixão nacional”, diz o jornalista.

 

O cervejeiro Tedesko buscou manter a história familiar de Leandro Fidelis na elaboração da cerveja de trigo, feita com insumos importados da Alemanha. As pesquisas tomaram por base a região de Hessen, na parte central do país, entre os rios Reno e Meno, de onde saíram os antepassados do jornalista. A relação dos alemães com o trigo é muito estreita. Na Idade Média, a cerveja era considerada alimento.

 

“A cerveja estilo Weiss é bem tradicional na Alemanha e a cervejaria mais antiga do mundo, ainda em produção, com quase mil anos, utiliza esta matéria-prima. É uma cerveja de festival, de se tomar muito, e que até o século 19 só podia ser tomada pela nobreza. Fizemos de tudo para manter essa lembrança alemã e possibilitar ao público tomar uma cerveja de trigo fresca nas montanhas capixabas”, explica Tedesko Deps.

 

A Piwo Cervejaria

A Piwo (cerveja em polonês) é uma empresa familiar que tem como outras atividades a produção de conservas e cafeicultura. Desde seu surgimento, em 2016, busca a interação com meio rural e produtos de qualidade. Em dezembro de 2020, passou a ser a terceira cervejaria de Venda Nova do Imigrante registrada junto ao Ministério da Agricultura.

 

Serviço:

Sommerfest Fidelis Bier/Piwo Cervejaria

Quando: Dia 19 de fevereiro (sábado), a partir das 16h

Onde: Jardim da Piwo: Rodovia ES-473 (Estrada da Viçosinha), km 2,9

Ingressos: https://bityli.com/jRqKL

*Instagram: @fidelisbier/@piwocervejaria

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web