FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

17.03.2022


Plantio do milho para a Festa da Polenta 2022 será neste sábado (19)

 

 

 

 

Está na hora de plantar o milho para a Festa da Polenta deste ano. E para reviver as tradições dos primeiros imigrantes e tornar pública essa etapa da preparação da polenta, voluntários vão promover, neste sábado (19) o plantio das sementes. O evento será na propriedade do senhor Clementino Caliman, na Lavrinhas, a partir das 15 horas. 

 

A ideia é mostrar, passo a passo, como era a iguaria que dá nome à festa chega às nossas mesas.  Para isso, crianças, jovens e adultos se reúnem para cumprir a primeira parte do ritual com a mesma simplicidade dos tempos antigos: roupas de época, comidas para o lanche e música para confraternizar no final.

 

Numa viagem no tempo para homenagear os imigrantes italianos, os voluntários arregaçam as mangas, colocam a enxada nas costas e vão para a roça. Num arado quase cenográfico, garante-se o milho que vai para o Paiol do Nonno. Lá, o turista, na ocasião da Festa da Polenta, pode ver como as espigas ficavam guardadas, prontas para serem debulhadas e virarem farinha no moinho de pedra.

 

Antigamente era assim: enquanto os homens abriam as pequenas covas, as mulheres vinham logo atrás semeando e cobrindo com os pés. E quando vem o cansaço, todos fazem uma parada com direito a café, crôstolli, broto de chuchu, banana da terra e inhame cozidos, pinsa e outras receitas do café dos nonnos.

 

A Festa da Polenta 2022 será realizada em dois finais de semana dos dias 7 a 9 e de 14 a 16 de outubro, no Centro de Eventos Padre Caliman, em Venda Nova do Imigrante.  

 

PLANTIO DO MILHO 2022

Propriedade do senhor Clementino Caliman, em Lavrinhas.
Dia 19/03/2022
Às 15h30

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web