FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

24.03.2022


Final de semana com oficinas culturais e apresentações artísticas em Venda Nova

A Caravana "Cultura em Toda Parte" vai ocupar o Centro Cultural Máximo Zandonadi, de sexta a domingo. Para as oficinas e palestras as inscrições estão abertas e são gratuitas

 

 

 

 

Dando continuidade na programação, a Caravana Cultura em Toda Parte chega a sua terceira cidade, após passar por Vitória e Baixo Guandu. Para Venda Nova do Imigrante serão 13 apresentações artísticas, mostra de videoclipe, 4 oficinas e 1 palestra sobre criatividade. Além do espaço do Centro Cultural, o projeto conta com o Caminhão Palco do Cultura em Toda Parte, numa parceria com a Findes. Toda a programação é gratuita. Depois da primeira edição on-line, em 2021, o projeto assume um caráter itinerante e percorrerá presencialmente dez cidades do Espírito Santo, envolvendo as cinco regiões do Estado, durante dez finais de semana. A região 1 é gerida pelo Instituto Parceiros do Bem, que abrange as macrorregiões Metropolitana e Norte. 

 

 Para Simone Marçal, diretora executiva do Instituto Parceiros do Bem, “realizar o projeto pelo segundo ano é um fundamental para o fomento artístico e cultural do nosso estado, além claro da oportunidade de geração de conhecimento e renda para centenas de profissionais da cultura.”

 

 Oficinas

Além das apresentações artísticas e da mostra de videoclipes, o projeto traz oficinas de Iniciação ao Teatro, Iniciação ao canto e técnica vocal, Forró Pé de Serra e Grafite, além de uma palestra com o tema Criatividade. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site da Sympla. 

 

A oficina de Iniciação ao Teatro tem como objetivo promover uma vivência dos participantes em como fazer teatral - sua discussão teórica e sua experimentação prática. As aulas serão divididas em três módulos: A preparação do ator, a construção do personagem e ao final a Prática Teatral, nos dias 25, 26 e 27 de março, às 14h, e será ministrada por Alcione Dias, atriz profissional nascida em Vitória, pós-graduada pela UFES e também é formada em História da Cultura do Século XX pela Sociedade Brasileira de Instrução Centro Cultural Cândido Mendes. Professora da Escola de Teatro e Dança FAFI - Curso de Interpretação, ministrou a Oficina Sensibilização Teatral em Vitória, Viana e no Ponto de Cultura Manguerê de 2011 a 2017. 

 

Amanda Bindaco é a responsável pela oficina de Iniciação ao Canto e Técnica Vocal nos dias 26 e 27 de março, às 9h, visa desenvolver e aprimorar de maneira prática, as habilidades e conhecimentos vocais, bem como, facilitar a prática do canto e proporcionar o alcance de aspectos como o canto consciente e saúde vocal. Graduada em Licenciatura em Música e Pós Graduada em Voz Profissional, Amanda estudou Canto Popular pelo Curso de Formação Musical da FAMES, além de cursos ligados à área do canto popular. Atuou como cantora do Choro Jovem da FAMES, Coro Jovem da FAMES, Coro Sinfônico da FAMES, onde participou como solista do Concerto Brasil, atuou como solista e corista do Espetáculo Ópera Popular - TAMBORES, dirigido por Dori Santana, com arranjos de Bruno Santos, atuou como solista da Orquestra Pop & Jazz do Ifes. Hoje é professora de canto e regente de coro popular. 

 

Daniela Honório atua profissionalmente há 7 anos e tem experiência com vários estilos de danças: dança de salão, urbanas, funk e jazz, dentre outros. Já fez shows, clipes e direção coreográfica de diversos artistas e grupos. Olha só alguns deles: Pabllo Vittar, Dudu Nobre, Morenna, Gabriela Brown, Gr6 produções, Thamy Araújo, Rafael Barreto, Patrick Carvalho e SambaDM e dará a oficina de Forró Pé de Serra, que tem como proposta unir movimentos base em casal à autonomia de corpo solo, com a mistura do salão com o urbano. Daniela vai trazer uma temática mais inclusiva e despojada para aprender a dançar forró com um charme a mais, dançando em casal ou até separados. A oficina acontece  nos dias 26 e 27 de março, às 9h.

 

A oficina de graffiti acontece nos dias 26 e 27 de março, às 9h, e vai abranger a criatividade a partir da criação com traços e formas apresentadas pelo artista. Além disso, vai abordar também o trabalho de tom sobre tom e técnicas fáceis de 3D com luz e sombra. A idéia é apresentar o processo criativo do Alexandre e como ele enxerga a arte e meios de como viver de arte, ela será ministrada por Alexandre Altoé, artista plástico capixaba autodidata, que pinta nas ruas desde 2015 e busca sempre integrar a arte ao meio já existente ou elemento inusitado escolhido para a ilustração. 

 

A palestra “Criatividade: O que inspira suas ideias?”, irá apresentar a criatividade como uma habilidade possível a todos e utilizada amplamente no nosso cotidiano. Não de criações premiadas e cultuadas, mas da criatividade como sobrevivência e estratégia de vida. Mostrar quais os fatores que interferem decisivamente no exercício da nossa criatividade, entre eles, a importância de cuidar de um ambiente profissional; compreender como a nossa bagagem de vida pode auxiliar na obtenção de ideias inovadoras e a utilizar a fantasia e a imaginação na busca de soluções. Ministrada por Vitor Mazzei, publicitário, com mestrado em História (UFES) e doutorado em Educação Física (UFES), atua há mais de 25 anos como redator publicitário. Faz palestras com as temáticas Criatividade e Publicidade, além de workshops e consultorias nesta área. A palestra será no dia 26 de março, às 18h.

 

O Cultura em Toda Parte - Região 1 é gerido pelo Instituto Parceiros do Bem e abrange as macrorregiões metropolitanas e norte do Espírito Santo, levando uma programação cultural e formativa para diversos municípios capixabas. É idealizado pela Secretaria de Cultura do estado do ES (Secult), com gestão Instituto Parceiros do Bem, apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), viabilizado através da Lei Aldir Blanc,  Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 


 

[SERVIÇO]

 

Programação

25 a 27 de março – 14h às 16h:

Oficina de Iniciação ao Teatro, com Alcione Dias

 

26 e 27 de março – 9h às 12h:

Oficina de Iniciação ao Canto e Técnica Vocal, com Amanda Bindaco

Oficina de Forró Pé de Serra, com Daniela Honório

Oficina de Grafite, com Alexandre Altoé

Palestra Criatividade: o que inspira suas ideias?, com Victor Mazzei

São 20 vagas para cada atividade formativa

 

25 de março – sexta-feira – a partir das 19 horas:

Mostra de Videoclipe

Espetáculo INUMERÁVEIS - IN PARES cia de dança

Chico Chagas e Roger Bezerra

Grupo de Dança Afro Negraô

Gabriela Brown

 

26 de março – sábado – a partir das 19 horas:

César Baldan

Conteúdo Paralelo

Grupo de Teatro e Dança Estirpe

Fabriccio

 

27 de março – domingo – a partir das 16 horas:

Lacarta Circo e Teatro

Vovó Gracinha (contação de histórias)

Monique Rocha (contação de histórias)

Grupo de dança Grünes Tal Plattler

Bruna Kethily

 

Onde: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, 

Rua do Ipê, 38 - Vila Betânia, Venda Nova do Imigrante

 

Inscrições gratuitas para oficinas: www.sympla.com.br

 

Informações: 27 3376-1674 - producao.parceirosdobem@gmail.com

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web