FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

27.05.2022


1ª Feira de Aventura das Montanhas Capixabas começa nesta sexta (27) em Venda Nova do Imigrante

Evento acontecerá simultaneamente ao Polenta Off Road até o próximo domingo (29), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”

 

 

 

 

De 27 a 29 de maio, o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, receberá a 1ª Feira de Aventura das Montanhas Capixabas, que acontecerá simultaneamente ao Polenta Off Road. A realização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e do Trail Clube Mata Atântica (TCMA).

 

Serão 22 expositores, entre vendedores de bicicletas, motos, carros e respectivos acessórios, além de empresas que oferecem serviços de esporte de aventura. Durante a Feira, haverá um mini parque de aventura, com tirolesa, parede de escalada e slackline; Praça Gastronômica incrementada, com a participação de sete cervejarias da região; e atrações musicais.

 

O objetivo é promover o setor, valorizar a aptidão natural da região, agregar valor aos micros e pequenos empresários e aos MEIs atuantes na área para despertar outros empreendedores. Além disso, a proposta da Feira é provocar um debate sobre a prática do turismo de aventura com todos os cuidados e segurança possíveis.

 

A realização da 1ª Feira de Aventura das Montanhas Capixabas juntamente com o Polenta Off Road vai aproveitar a movimentação na cidade de competidores de vários Estados. Realizado pelo TCMA, o tradicional evento de esportes de aventura será disputado nas seguintes modalidades este ano: enduro de regularidade de motos, Trail Run, MTB- Bike, UTV 4x4 e Big Trail.

 

“O ‘Polenta’ é um evento consolidado, que traz um grande público para a região e atenção da mídia. Sem contar que a temática casa com a proposta da Feira. Os competidores vêm de todo o Brasil acompanhados das famílias, que também terão diversão garantida no Centro de Eventos”, diz o diretor-presidente do Convention, Leandro Carnielli.

 

Crescimento

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo (Abeta), em 2019 o turismo de natureza e de aventura representa 8,1% do PIB do Brasil, garantindo ocupação para 6,9 milhões de pessoas. No mundo, esse índice é de 10,4% na média de 185 países. E mais. O segmento teve crescimento de 3,1% em 2018, enquanto o PIB brasileiro cresceu 1,1% no mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Em 2020, a pandemia da Covid-19 reforçou a tendência da prática de atividades em contato com a natureza. Nas Montanhas Capixabas não foi diferente. O isolamento social propiciou e incentivou os aventureiros na descoberta de pontos estratégicos e de aptidão para a prática, das quais apontamos: arvorismo, observação de aves, trekking (caminhada em trilhas rumo a picos alucinantes, em estradas de terra ou linha férrea). E para os mais aventureiros, destacamos na região: mountain bike (cicloturismo), escalada, rafting e voo livre (parapente ou outra modalidade).

 

O relevo foi generoso com a região e propicia belezas naturais indescritíveis. As Montanhas Capixabas possuem três parques estaduais, diversas RPPNs, rios, cachoeiras, rampas de voo livre, picos, montanhas, entre outros.

 

Além da aptidão natural, a região conta com profissionais que já oferecem serviços ligados ao turismo de aventura. A exemplo do passeio de quadriciclo (Ecoparque Pedra Azul), Wine Bike com a locação de bicicletas, praticantes de voo duplo, Conexão Radical e Geovane Mistura, com opções de passeios de bike, caminhadas e escaladas.

 

Outra atividade de destaque é a observação de aves em Afonso Cláudio (Cantinho dos Três Pontões) e na RPPN Águia Branca (Vargem Alta). Nesta última, o Instituto Marcos Daniel desenvolve um projeto de preservação da Saíra Apunhalada, única região do mundo com incidência desta espécie de pássaro.

 

Serviço:

1ª Feira de Aventura das Montanhas Capixabas

Dias 27, 28 e 29 de maio

Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman- Venda Nova do Imigrante

*Entrada franca

Realização:     Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e Trail Clube Mata Atlântica (TCMA)

Apoio: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Sebrae, Aderes e Sicoob

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web