FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Coluna Giro FMZ

Coluna Giro FMZ

09.06.2022


Giro FMZ: pesquisadores do Ifes Venda Nova organizam evento de café em Rondônia

Confira os destaques da Coluna Giro FMZ!

 

 

Edézio Peterle

jornalismofmz@gmail.com

 

 

Um grupo de pesquisadores, formado por professores e alunos do Ifes de Venda Nova do Imigrante, estão organizando o 1º  Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés, na cidade de Cacoal, em Rondônia. O evento começou na segunda-feira (6) e vai até amanhã (10).

 

Os professores Lucas Louzada,  Aldemar Polonini Moreli e Evandro Siqueira estão na organização que ocorre em parceria com a Embrapa e CaféRom. “Nós estamos aqui organizando as sessões de prova dos cafés, as rotinas de calibragem e ajudando com as palestras com temas a respeito da qualidade”, disse o professor Lucas Louzada.

 

A cidade de Cacoal é conhecida como “Capital do Café na Amazônia” nas “Matas de Rondônia”, que é o centro de origem dos Robustas Amazônicos. Essa região possui uma das cafeiculturas mais emblemáticas do Brasil e detém o título de primeira Indicação Geográfica do tipo “Denominação de Origem” para cafés Robustas Sustentáveis do Mundo. A proposta é que, além das trocas de experiências, esse encontro promova uma verdadeira imersão nos valores socioculturais, agronômicos e ambientais dos cafés especiais da região.

 

Mudanças

Após o licenciamento do vereador Gilberto Bravim Zanoli (PSDB) para assumir a Secretaria de Obras de Venda Nova, a vaga na Câmara Municipal será ocupada por Marco Grillo (PSDB) que, até então, exercia a função de diretor da Casa de Leis e ficou como suplente na última eleição municipal. Vale lembrar que Gilberto assumiu, também como suplente, a vaga do vereador Amilton Pacheco (PSDB) que foi licenciado para comandar a secretaria de Interior e Transportes.

 

Nova cervejaria em VNI

A Cervejaria Aurora será inaugurada oficialmente nesta sexta-feira (10), em Bela Aurora, zona rural de Venda Nova do Imigrante. O novo point da cerveja artesanal das Montanhas Capixabas tem a assinatura da mestre cervejeira Eliza Bottacine Dalvi. Confira mais detalhes dessa novidade no blog Rota da Cerveja, clicando aqui!

 

Falando em cerveja...

O município de Venda Nova vai sediar a 2ª edição do Circuito de Cervejas Artesanais, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, entre os dias 24 e 26 de junho. Cervejarias da região Serrana estarão presentes. No evento haverá praça de alimentação, mostra de artesanato local, dentre outras ações que ainda serão divulgadas pela organização.

 

Festa em Barcelos

A comunidade de São José de Barcelos, interior de Domingos Martins, vai realizar a festa em louvor ao Imaculado Coração de Maria, neste domingo (12). Haverá missa, almoço, venda de tortas e sorteios.

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web