FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

27.06.2022


Exposição fotográfica em Venda Nova exibe aves silvestres da Mata de Caetés

O evento é gratuito e ocorre no Centro Cultural e Turístico "Máximo Zandonadi"

 

 

 

 

O Programa de Conservação da Saíra-apunhalada (PCSA) com o apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, inaugurou a exposição fotográfica Aves de Caetés no Centro Cultural e Turístico "Máximo Zandonadi", na Vila Betânea. De  23 de junho a 22 de julho de 2022, o público poderá conferir a exposição que exibe 30 fotografias de aves silvestres que representam uma pequena amostra da grande diversidade de aves da Mata de Caetés. A entrada é gratuita.

 

A Mata de Caetés se situa nas divisas dos municípios de Vargem Alta, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Castelo e Alfredo Chaves, e é umas das áreas mais ricas em aves do mundo. Os pesquisadores do PCSA contabilizaram 362 espécies de aves só na Mata de Caetés, entre elas 6 são ameaçadas de extinção, com destaque para a saíra-apunhalada, que tem apenas 19 indivíduos e é a espécie alvo do PCSA.

 

A exposição traz fotos de aves que chamam a atenção pelas suas cores como saíra-militar e a saíra beija-flor, outras pela imponência como o gavião-pato e o gavião-pega-macaco, pela raridade como a saíra-apunhalada, e ainda tucanos, beija-flores, entre outras. Em cada imagem o visitante encontra um QR-Code que, ao apontar o celular, o direciona para uma página com informações completas sobre cada uma, inclusive podendo ouvir os com seus cantos.

 

A Mata de Caetés é uma região riquíssima em biodiversidade e classificada internacionalmente como uma Área Importante para a Conservação de Aves (Important Bird Area ES-07) pela BirdLife International e se situa entre os Parque Estaduais da Pedra Azul e do Forno Grande.

 

A exposição também é uma forma de comemorar a criação de mais uma área protegida na região, a Reserva Kaetés, criada pelo Instituto Marcos Daniel em parceria com duas organizações internacionais, a Rainforest Trust e a American Birds Conservancy, e protege parte do território da saíra-apunhalada. A Reserva Kaetés se situa no município de Castelo, na região de Braço do Sul, e faz parte da Mata de Caetés. Com a criação da Reserva Kaetés, aproximadamente 50% do território conhecido da saíra-apunhalada na Mata de Caetés está protegido dentro de reservas privadas.

 

 

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web