FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Esporte

Esporte

02.08.2022


Triatleta de Venda Nova participa de competição internacional na Eslováquia

Jackson Silva Martins vai competir em duas categorias do Campeonato Mundial Multiesportivo de Triathlon, que será realizado na cidade de Samorin de 17 a 22 de agosto

 

 

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

Nadar 2 quilômetros, pedalar outros 80 e correr mais 18. Esse será um dos desafios que o triatleta Jackson Silva Martins, de 26 anos, vai enfrentar no Campeonato Mundial Multiesportivo de Triathlon, que será realizado na cidade de Samorin, na Eslováquia, entre os dias 17 e 22 de agosto.

 

Natural de Porto Velho, em Rondônia, Jackson se mudou para Colatina, no Norte do Espírito Santo, aos três anos. Desde setembro de 2021, ele mora em Venda Nova do Imigrante com a noiva, Gracielle Lorenção, a Gracci. E é na cidade da Região Serrana que ele vem se preparando para a competição internacional. “Nessa reta final, os treinos têm sido bem intensos. Em algumas semanas, chego a treinar até 15h”, destaca o atleta.

 

Jackson viaja para a Eslováquia no próximo dia 15 e chega no dia 17. Já no dia seguinte, participa da sua primeira prova, o aquathlon, que terá 1 quilômetro de natação e 5 de corrida. A prova do triatlo de longa distância, descrita no começo da matéria, acontece no dia 21.

 

 

Essa é a quarta vez que ele se classifica para o mundial, mas é a primeira em que consegue os recursos para participar. “Quando vi que saiu minha classificação, já fiz um projeto para apresentar a empresas. Também criei uma vaquinha online e fiz um vídeo para as redes sociais pedindo ajuda. Várias pessoas abraçaram e ajudaram”, explica.

 

E a noiva dele também se empenhou em ajudá-lo a conseguir os recursos. “Eu ganhei alguns produtos, e a Gracci fez uma cesta que foi rifada, o que ajudou bastante”.

 

História no esporte

 

 

Jackson começou no esporte ainda criança, jogando futebol. Aos 13 anos, começou a praticar natação, modalidade em que se profissionalizou e competiu. A entrada no triatlo aconteceu oito anos atrás, depois que um amigo dele faleceu em um acidente. “A gente treinava juntos na natação e ele já queria começar a competir no triatlo. Depois de um tempo do acidente, fiz um simulado no triatlo, ainda em Colatina, me interessei e estou até hoje”, conta.   

 

Em sua jornada como triatleta, Jackson já conquistou alguns títulos, como o segundo lugar no Brasileiro de Aquathlon, em 2017, e a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Longa Distância, em 2021. Ele destaca também suas participações em provas de Ironman, uma das mais exigentes da modalidade, pois o atleta nada 3.800 quilômetros, pedala 180 e corre 42.

 

“Participei pela primeira em 2016. Foi minha terceira prova de triatlo, e eu ainda era bem imaturo. Foi sofrido, mas consegui fazer”. Ele ainda participou de mais duas provas de Ironman, em 2018 e 2021. Nessa última, além do momento esportivo, houve ainda um momento romântico. “Depois de completar a prova, pedi a Gracci em noivado”. 

 

Próximas provas

 

Depois do Mundial na Eslováquia, Jackson já tem mais duas competições agendadas: o Triathlon do Exército, que será realizada no dia 28 de agosto, em Vila Velha, e será também a 3ª Etapa do Campeonato Capixaba; e o Campeonato Brasileiro de Triathlon Longa Distância, no dia 18 de setembro, em Porto Seguro- BA, valendo vaga para o Campeonato Mundial de 2023, que será disputado na Espanha.

 

Redes sociais

 

Quem quiser conhecer mais da rotina de treinos e competições de Jackson pode segui-lo no Instagram. O endereço é www.instagram.com/jacksonnmartins/.

 

Fotos: Divulgação

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web