FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Gastronomia

Gastronomia

12.12.2014


Série chefs estrangeiros: francesa é referência em pratos orgânicos

Na segunda reportagem da série, conheça Isabelle Cicatelli, que colhe da própria horta o que prepara na Domaine

 

 

 

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

A chef Isabelle Cicatelli, de 56 anos, nasceu em Argenteuil (França), de onde saiu aos cinco anos, depois da decisão do pai, italiano, de extrair madeira nas matas brasileiras. “Ele leu umas matérias sobre o país onde procuravam pessoas para extrair madeira. Assim, pegou toda a família e embarcou no navio para Santos (SP)”, conta. Dali, segundo Isabelle, a vinda para o Espírito Santo teve o mesmo motivo. “Meu pai sempre procurava cidades com portos.”

Fotos: Leandro Fidelis
<b>Título:</b>

Já "abrasileirada", Isabelle foi radialista, se formou em serviço social e direito, mas escolheu mesmo a cozinha como realização pessoal. Para criar os pratos do Restaurante Brasserie Apogeu, na Estação Agroecológica Domaine Ile de France, em Domingos Martins, ela procura apresentá-los com o lado “terroir” do alimento. “O francês tem isso muito forte nele: é muito terra e tradicional. E principalmente nas zonas rurais brasileiras, se encontra muito esse lado forte da terra e do tradicional. Me sinto enraizada”, diz.

Isabelle diz que o seu compromisso com a cozinha é preparar produtos orgânicos e apresentá-los aos clientes. A propriedade onde fica o restaurante é criadora de frango e suíno e também produz ovos e leite, todos orgânicos. “Em nossa estação agroecológica, além das frutas e verduras in natura, produzimos embutidos, presunto seco e queijos, aperfeiçoados com os recentes cursos de ‘charcuterie’ (embutidos) e ‘fromagerie’ (queijos) na França.”

Com essa abundância de produtos no próprio quintal, a chef prepara os seus pratos: "coq au vin", quiches, as massas grano duro, o frango ao leite, tudo sempre “fait meson” (caseiros), do caldo aos molhos.

<b>Título:</b>
Tagliatelle ao Shitake- Massa de grano duro com molho de shitake e páprica acompanhado de filé de peito de frango grelhado- R$ 40,00 (serve uma pessoa).

Sobre a cena gastronômica, ela diz: “O Espírito Santo tem a sorte de contar com duas ótimas faculdades de gastronomia, o que facilita o surgimento de profissionais de nível. Muitos chefs estão surgindo nesse cenário e os gourmets e gourmands estão adorando!”

A chef diz que não encontrou dificuldade para adaptar sua culinária ao gosto local. “Mesmo tendo forte influência da culinária francesa de minha mãe, que muito se assemelha à minha, faço pratos a partir dos produtos que cultivo. Recentemente, passei a plantar alcachofra, alho porró e, mais recentemente, o açafrão.”

Quanto à recepção do público capixaba, Isabelle Cicatelli diz que as pessoas vão ao Brasserie curiosas pelo alimento orgânico. “Muito ainda confundem com hidropônico, vegetariano... E o meu papel é apresentar pratos orgânicos, essa é minha missão”, completa.

Serviço:

Brasserie Apogeu (Vila Orgânica Domaine Ile de France)

Rodovia ES 165- km 7,5- (rodovia que liga a BR-262-

Fazenda do Estado a Afonso Cláudio),

em Pedra Azul (Domingos Martins)

Telefones: 27- 3248-3124/ 3248-3128

*Funcionamento: quarta a domingo para almoço (a partir de meio-dia).

Aos fins de semana à noite somente para hóspedes da Pousada Chez Domaine (mesmo complexo), sob reserva

*Site: www.domaine.com.br

** Leia também: A legítima comida portuguesa nas montanhas

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web