Società Italiana abre exposições sobre história dos italianos em Castelo

O primeiro dia das comemorações da Festa Italiana de Castelo, promovida pela Società Italiana di Castello- SIC, foi marcado por boas lembranças para a maioria das pessoas que estava presente na manhã dessa terça-feira (13), no Centro Cultural e Turístico. Fotos, objetos e roupas que fazem parte da história da Cultura Italiana em Castelo, fazem parte de duas exposições com os temas: "Patas e Rodas", que conta a história da imigração italiana, desde os antigos tropeiros, e “Raízes”, que celebra os 22 anos da SIC.

 

Abrindo o evento, a presidente da Società Italiana di Castello, Linda Mello, agradeceu a presença de todos, e fez um apanhado geral sobre a programação do evento que comemora a 23ª Festa Italiana de Castelo. "No dia 22 de agosto, em comemoração à festa, um grupo de tropeiros sai de Ibatiba e chega no domingo aqui em Castelo, quando acontece a recepção na nossa festa na casa de shows Atalanta. Agradeço muito à todos que fizeram parte dessa exposição, colaborando de alguma forma, e convido à todos para conhecer nossas duas belíssimas exposições, e a participar da 23ª Festa Italiana de Castelo", disse a Presidente Linda Melo, feliz pelo tamanho do sucesso do primeiro dia de comemoração.

 

No chão do primeiro piso do Centro Cultural e Turístico, um caminho de ferraduras indica o trajeto a ser percorrido para conhecer a exposição. Peneiras, selas, talas, ferraduras, panelas de barro utilizadas pelos tropeiros, estão expostas por todo o salão. No segundo piso, fotos antigas e os trajes utilizados pelas candidatas à Rainhas e Princesas Italianas durante as 22 Festas da Cultura Italiana, retratam um pouco da história da Associação.

 

Para o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Marcos Antônio Lopes, eventos como esse, contam um pouco mais da história de Castelo para quem não conhece, e trazem boas lembranças à quem viveu esses momentos. "É importante esse trabalho sério feito pelas nossas entidades culturais, como a Società Italiana di Castello, a iniciativa de resgate, que traz a memória dos antigos, a lembrança do que eles viveram, e para os jovens, o conhecimento de como surgiu nossa história, é para isso que serve esse tipo de exposição", disse o Secretário.

 

Clique aqui para conferir programação completa da festa:

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas