Geral

Socol e inhame mais próximos de obterem Indicação Geográfica

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

Dois importantes produtos da Região Serrana do Estado estão a caminho de se tornarem marcas registradas dos municípios onde são produzidos. Os processos que solicitam Indicação Geográfica (IG) do socol de Venda Nova do Imigrante e do Inhame São Bento, de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, foram simbolicamente entregues ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em cerimônia realizada nesta quarta-feira (25).

O evento aconteceu no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova e teve presença de produtores, representantes do Inpi, Sebrae e associações envolvidas no processo de obtenção dos registros de Indicação Geográfica. Os documentos de IG da Carne de Sol do Extremo Norte Capixaba também foram protocolados na cerimônia.

 

A próxima etapa no processo é análise da documentação, que será feita pelo Inpi. “Existem prazos legais que devem ser cumpridos. São seis meses só para a manifestação de terceiros [tempo concedido para que interessados se manifestem contrariamente à concessão da IG]. Se toda a documentação estiver correta, o prazo varia de nove meses a um ano”, explica Lúcia Fernandes, coordenadora geral de Indicação Geográfica e Registros do Inpi.

Se concedidas, as IGs vão trazer benefícios para os produtores. “Isso é importante para proteger um produto que é de Venda Nova e do Espírito Santo. Além disso, trará vantagens econômicas para as famílias que produzem o socol aqui no município”, acredita Ednes José Lorenção, presidente da Associação de Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante-Assocol.

Para Jandir Gratieri, diretor-presidente da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo-Apisbes, a IG do Inhame São Bento será uma forma de valorizar o produto. “Com isso, poderemos dar nome ao nosso inhame. O consumidor terá condições de saber de onde aquele produto veio. O dia de hoje é histórico, porque chegamos a um ponto importante depois do trabalho que fizemos”, conta Jandir.

Até chegar à fase de protocolar os pedidos de IG, o trabalho foi longo e exigiu parcerias entre entidades. Para Leandro Carnielli, presidente da Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau que, juntamente com o Sebrae, ajudou a organizar e a viabilizar os processos de Indicação Geográfica, a conquista é de todos os envolvidos. “Estamos pegando um segmento que já é conhecido localmente e fazendo com que fique mais conhecido e gere renda para várias famílias. Foi muito importante, nesse processo, o fato de as pessoas terem se unido e visto que, juntas, conseguiriam muito mais”, conta Leandro.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho