* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
O socol de Venda Nova do Imigrante vai entrar em processo de certificação. O Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas- Sebrae nacional vai investir R$ 160 mil em um estudo para diagnosticar o que deve ser feito para imprimir qualidade e tradição no produto, um embutido italiano a base de lombo de porco. Nesta quinta-feira (5), às 16h, no Sítio Lorenção, o projeto será apresentado a um grupo de 12 produtores.
Os recursos serão aplicados numa indicação geográfica no município, pesquisando a produção de socol nas localidades de Alto Bananeiras, Tapera e Providência, polos do agroturismo no município. O estudo levará um ano e meio e contará com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, Prefeitura de Venda Nova e Associação de Desenvolvimento Regional do Agroturismo- Agrotur.
Indicação geográfica é como uma certificação de domínio público. Isso representa que o direito de produzir e vender socol seguindo as tradições é de Venda Nova, destaca Rodrigo Belcavello Barbosa, coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional do Sebrae em Venda Nova.
Nesta quinta, o consultor Anselmo Buzz fará uma palestra ao grupo, quando será assinado um protocolo de intenções, com apoio das autoridades, para dar início à certificação do socol. Em outra etapa, uma empresa especializada em indicação geográfica deverá ser contratada.
A partir desse processo, o socol poderá obter o selo de inspeção federal para ampliar o mercado. O selo não é o foco, mas é algo que, em um segundo momento será viabilizado, diz Belcavello.
Ainda segundo o coordenador, a intenção é casar o projeto de certificação com a Comunidade do Socol, do Incaper. A iguaria vendanovense já participou em 2008 de um encontro mundial entre comunidades do alimento, o Salone Del Gusto, na Itália. As comunidades do alimento são grupos de pessoas que produzem, transformam e distribuem alimentos de qualidade de forma sustentável e estão fortemente ligadas a um território do ponto de vista histórico, social e cultural.
* O socol é tema de uma série de matérias especiais que serão publicadas a partir desta quinta-feira (6), no site da FMZ! Acompanhe!