Socol será patrimônio gastronômico e cultural de Venda Nova

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

O socol de Venda Nova do Imigrante vai entrar em processo de certificação. O Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas- Sebrae nacional vai investir R$ 160 mil em um estudo para diagnosticar o que deve ser feito para imprimir qualidade e tradição no produto, um embutido italiano a base de lombo de porco. Nesta quinta-feira (5), às 16h, no Sítio Lorenção, o projeto será apresentado a um grupo de 12 produtores.

Os recursos serão aplicados numa indicação geográfica no município, pesquisando a produção de socol nas localidades de Alto Bananeiras, Tapera e Providência, polos do agroturismo no município. O estudo levará um ano e meio e contará com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, Prefeitura de Venda Nova e Associação de Desenvolvimento Regional do Agroturismo- Agrotur.

“Indicação geográfica é como uma certificação de domínio público. Isso representa que o direito de produzir e vender socol seguindo as tradições é de Venda Nova”, destaca Rodrigo Belcavello Barbosa, coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional do Sebrae em Venda Nova.

Nesta quinta, o consultor Anselmo Buzz fará uma palestra ao grupo, quando será assinado um protocolo de intenções, com apoio das autoridades, para dar início à certificação do socol. Em outra etapa, uma empresa especializada em indicação geográfica deverá ser contratada.

A partir desse processo, o socol poderá obter o selo de inspeção federal para ampliar o mercado. “O selo não é o foco, mas é algo que, em um segundo momento será viabilizado”, diz Belcavello.

Ainda segundo o coordenador, a intenção é casar o projeto de certificação com a “Comunidade do Socol”, do Incaper. A iguaria vendanovense já participou em 2008 de um encontro mundial entre comunidades do alimento, o “Salone Del Gusto”, na Itália. As comunidades do alimento são grupos de pessoas que produzem, transformam e distribuem alimentos de qualidade de forma sustentável e estão fortemente ligadas a um território do ponto de vista histórico, social e cultural.

* O socol é tema de uma série de matérias especiais que serão publicadas a partir desta quinta-feira (6), no site da FMZ! Acompanhe!

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)