* Leandro Fidelis
E os “QR Codes”, tão popularizados em ações de marketing, chegam ao socol de Venda Nova do Imigrante. A partir de 2014, o produto terá inserido em sua embalagem esse código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com máquina fotográfica. A inovação contemplará todos os membros da Associação dos Produtores de Socol- Assocol e será uma das últimas etapas do projeto de Indicação Geográfica- IG.
Esse código, após a decodificação, redireciona o usuário ao conteúdo publicado em algum site, no caso do socol, a vídeos e fotos da produção nas fazendas registradas pela IG. O “QR Code” virá junto com o selo da IG e o rótulo do produtor.
A primeira etapa da IG do socol já foi concluída, e previsão é que o projeto termine em março ou abril do próximo ano, quando será protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial- INPI. As informações são do gestor do projeto “Agroturismo nas Montanhas Capixabas” do Sebrae/ES, Rodrigo Belcavello Barboza.
Para iniciar a rastreabilidade do embutido, assim como renovar as licenças ambientais das propriedades e promover consultorias individuais junto aos produtores, o projeto já garantiu mais recursos junto ao Sebrae Nacional via Sebrae/ES.
Com a IG do socol, o presidente da Assocol, José Ednes Lorenção, disse esperar maior reconhecimento para o produto e, em consequência disso, vender mais. “E também colocar mais ainda Venda Nova no âmbito nacional. Nós trouxemos o socol do consumo doméstico para o comércio, a gastronomia. A gente pensa em crescer, mas nunca pensávamos no atual significado do socol para o agroturismo nacional”, disse Lorenção.
O que são “QR Codes”?
Os QR Codes ainda se parecem mais com um enigma do que com um meio de transmitir rapidamente informações a dispositivos móveis. Mas o que é, afinal, um QR Code?
É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.
Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:
Numéricos: 7.089
Alfa-numérico: 4.296
Binário (8 bits): 2.953
Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817
Inicialmente criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994 para identificar peças na indústria automobilística, desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares através da câmera fotográfica. Os “QR Codes” estão sendo usados em muitas revistas, campanhas publicitárias e até em games, como o Homefront para divulgação de mensagens e dicas do jogo.
Embora pareça ter sido “desvirtuado” de sua concepção inicial, o QR Code também pode ser usado como uma maneira eficiente de adicionar dados num formato de cartão de visita em aparelhos celulares. Para criar o seu próprio QR Code, existem programas que podem ser instalados no PC ou podem ser gerados por serviços gratuitos disponibilizados em sites. Acessando o site, é possível criar um QR Code personalizado. (*Fonte: G1- Tecnologia e Games).