O começo de novembro vem sendo marcado por tempestades e chuva muito volumosa em todas as regiões do Brasil. Na Região Serrana do Espírito Santo, já são vários dias de tempo nublado e chuva fina e persistente. Até o dia 14 de novembro, uma frente fria ainda vai estimular o crescimento de mais áreas de instabilidade e a ocorrência de temporais pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e em parte do Nordeste do Brasil. A frente fria chega a São Paulo nesta sexta-feira (10) e alcança o Espírito Santo no sábado (11) a noite.
Já no início da segunda quinzena de novembro, um sistema de alta pressão atmosférica vai se posicionar sobre o centro-sul do Brasil inibindo as condições de chuva. "Serão vários dias com predomínio de sol, sem as grandes tempestades, sobre o Sul, Centro-Oeste e Sudeste", explica a meteorologista Josélia Pegorim. Mesmo nas áreas em que chover, serão observadas pancadas de chuva mais rápidas e menos volumosas.
Mais chuva
Outra frente fria está prevista para chegar ao país e influenciar novamente o Sudeste e o Centro-Oeste entre os dias 20 e 24 de novembro. Nesse período, as condições para chuva intensa retornam e grandes volumes deverão ser novamente observados nas duas regiões.
Com informações do Instituto Climatempo