Milhares de turistas, além de moradores de Domingos Martins, participaram da 26ª Sommerfest, no último fim de semana, com muita música, dança e gastronomia típica alemã. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mais de 40 mil pessoas circularam pelo Festival da Imigração Alemã.
Na sexta-feira (30), os festejos começaram com homenagens aos primeiros imigrantes alemães a chegar à região, no século 19. A cerimônia, realizada no Cemitério dos Imigrantes, em Biriricas, contou com a presença de lideranças municipais, religiosas, moradores e servidores públicos. Os descendentes das primeiras famílias alemãs a chegarem a então colônia de Santa Isabel foram homenageados. A programação incluiu ainda o tradicional Concurso do Lenhador e apresentações musicais.
No sábado (31), as festividades começaram logo cedo com alvorada pelas ruas da cidade e com o Pedal Chucrute. Durante todo o dia, diversas apresentações musicais e folclóricas animaram os participantes. À noite, um dos destaques foi a dança da integração com alunos da oficina de Dança Alemã, durante a semana. No palco principal, as Bandas Fröhlich e Cavalinho também fizeram a alegria do público.
No domingo (1º), a principal atração foi o Desfile Cultural, com mais de 600 participantes. Este ano, o desfile mostrou aos expectadores a influência da cultura alemã na arquitetura, nas artes, na música e na culinária. Além de contar a história da imigração alemã no município, os carros alegóricos e alas trouxeram uma homenagem ao senhor Adílio Stein, que representou por 24 anos o colono alemão durante o desfile. A literatura e a linguagem foram lembradas na encenação das obras dos Irmãos Grimm. A programação seguiu durante todo o dia com mais apresentações de dança e música, no coreto, na praça de alimentação e no palco principal do evento.
Concurso do Lenhador
O já tradicional Concurso do Lenhador garantiu momentos divertidos durante a Sommerfest. A cada etapa, o público vibrava e incentivava os competidores nas categorias do grupião (ferramenta usada para serrar lenha) e do machado.
A grande final foi realizada no domingo. No machado, Alexandre Ferreira foi o mais rápido e garantiu o primeiro lugar com o tempo de 19 segundos. Em segundo, ficou Ademiro Dettmann com a marca de 20 segundos, seguido por Jovan Klein, com o tempo de 21 segundos.
Já na categoria do grupião (espécie de serrote utilizado por duas pessoas para cortar a madeira), os irmãos Jovan e Paulo Cesar Klein com 23 segundos. O segundo lugar ficou para os irmãos Ferreira, com a dupla Alexandre e Élio, com 24 segundos. A terceira colocação ficou com os irmãos Lindomar e Delair Klein, com 28 segundos.
Avaliação da Sommerfest
Seguindo o planejamento da Sectur de participação integrada da comunidade nos eventos, será realizado no dia 26 de fevereiro, às 19 horas, na Casa da Cultura, um encontro de avaliação da Sommerfest.
Com isso, moradores e visitantes que tiverem sugestões relacionadas à 26ª edição da Sommerfest já podem encaminhar suas mensagens pelo e-mail sectur@domingosmartins.es.gov.br. As sugestões e avaliações são bem-vindas para tornar o evento a cada ano melhor. No encontro, haverá o momento de torná-las públicas e viabilizar estratégias para sua implementação.