SOS memória de Afonso Cláudio

•Por Leandro Fidelis

A criação de um museu para preservar a história de Afonso Cláudio ainda não saiu do papel. Há pelo menos três anos, o Instituto Histórico e Geográfico do município procura uma sede para o acervo doado por moradores.

Enquanto isso, documentos, livros e objetos antigos diversos estão distantes do público, guardados no antigo armazém de café da Família Tristão, no bairro Campo 20.

Doadores dos principais imóveis dedicados à cultura na cidade- o Centro Cultural e a Casa da Cultura (biblioteca)- os Tristão ainda são a esperança dos voluntários envolvidos no projeto. De acordo com Stella Haddad, a Prefeitura não sinaliza interesse no museu.

“Tem muita gente de boa vontade querendo ajudar e estou confiante que Jônice Tristão nos apóie. Nossa história está em jogo”, diz Stella, de 88 anos, autora de um livro sobre Afonso Cláudio e paladino da cultura local. O chefe do grupo escoteiro, Marcos Serpa, é quem cuida das peças no local improvisado.

Dentre as preciosidades do acervo estão pilões, máquinas de escrever e maquinários de uma extinta gráfica que publicava os primeiros jornais da cidade, no início do século passado. Os equipamentos estavam abandonados numa sala da Prefeitura.

O início

O Instituto foi criado em 2004 e é filiado ao estadual. Desde então, a comissão fundadora passou a recolher na comunidade materiais que ajudem a contar às futuras gerações como Afonso Cláudio começou. No início do projeto, a idéia era de escolher uma casa antiga no centro da cidade para ser a sede.

Confira mais Notícias

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo

Conselho Tutelar de Venda Nova está funcionando em novo endereço

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Carro e ônibus escolar colidem na BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Seminário de turismo une experiências de Bento Gonçalves, São Paulo e Espírito Santo

Cabana Refúgio: arquitetura modular e sustentável será destaque na Espírito Madeira 2024

Rodadas de Crédito e Negócios impulsionam oportunidades na Espírito Madeira 2024

Mulher fica ferida após carro capotar em Conceição do Castelo