FMZ A Rádio
da Família

SOS memória de Afonso Cláudio

•Por Leandro Fidelis

A criação de um museu para preservar a história de Afonso Cláudio ainda não saiu do papel. Há pelo menos três anos, o Instituto Histórico e Geográfico do município procura uma sede para o acervo doado por moradores.

Enquanto isso, documentos, livros e objetos antigos diversos estão distantes do público, guardados no antigo armazém de café da Família Tristão, no bairro Campo 20.

Doadores dos principais imóveis dedicados à cultura na cidade- o Centro Cultural e a Casa da Cultura (biblioteca)- os Tristão ainda são a esperança dos voluntários envolvidos no projeto. De acordo com Stella Haddad, a Prefeitura não sinaliza interesse no museu.

“Tem muita gente de boa vontade querendo ajudar e estou confiante que Jônice Tristão nos apóie. Nossa história está em jogo”, diz Stella, de 88 anos, autora de um livro sobre Afonso Cláudio e paladino da cultura local. O chefe do grupo escoteiro, Marcos Serpa, é quem cuida das peças no local improvisado.

Dentre as preciosidades do acervo estão pilões, máquinas de escrever e maquinários de uma extinta gráfica que publicava os primeiros jornais da cidade, no início do século passado. Os equipamentos estavam abandonados numa sala da Prefeitura.

O início

O Instituto foi criado em 2004 e é filiado ao estadual. Desde então, a comissão fundadora passou a recolher na comunidade materiais que ajudem a contar às futuras gerações como Afonso Cláudio começou. No início do projeto, a idéia era de escolher uma casa antiga no centro da cidade para ser a sede.

Confira mais Notícias

Feira de Negócios de Conceição do Castelo terá evento de lançamento nesta terça (25)

Detran-ES alerta para risco da mistura bebida e direção no aniversário da Lei Seca

Feira Espírito Madeira-Design de Origem 2024 em novembro

Enem 2024: inscrições prorrogadas até 14 de junho

Cidades

Venda Nova bate recorde de frio no ES pela terceira vez em uma semana

Cidades

Venda Nova realiza 1ª Feira de Empregos com mais de 50 oportunidades de trabalho

5º Concurso Municipal de Fotografia de Venda Nova está com inscrições abertas

Agronegócio

Favesu 2024: feira de avicultura e suinocultura capixaba no Polentão em Venda Nova