Sotaques de todo o Brasil no 22º Enduro da Polenta, que larga neste sábado (22)

Uma mistura de sotaques, de norte a sul do país, vai invadir Venda Nova do Imigrante amanhã e domingo. A edição deste ano do Enduro Nacional da Polenta já registra o maior número de Estados inscritos, desde a realização da primeira prova, há 22 anos.

Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito e São Paulo estão representados, e os pilotos inscritos já são 140.

A largada será às 8 horas, no Auto Posto Esmig, no centro da cidade. Do local, os competidores vão percorrer trilhas nas montanhas de Venda Nova, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Afonso Cláudio e Brejetuba, municípios da serra capixaba.

Os dois dias de disputa valem pela nona e décima etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, sendo as únicas da competição nacional realizadas no Estado.

Mais uma vez o Trail Clube Mata Atlântica- TCMA, organizador do enduro, prepara um evento que combina esporte, diversão e integração. Vilmar Possamai, de Blumenau (SC), participa pela primeira vez. “Não quero descartar nenhuma etapa do Brasileiro este ano. Esse encontro de brasileiros de todo os Estados é maravilhoso. Não importa de onde você vem, o importante é curtir motociclismo.”

Além do catarinense, quem chegou hoje a Venda Nova foi o maranhense Ronaldo Pinto, de São Luís. “Aqui o relevo e o clima são muito diferentes do meu Estado, onde as trilhas são mais no litoral. Quero ficar pelo menos entre os dez primeiros da minha categoria, a Júnior”, disse.

Serão distribuídos 35 troféus entre os primeiros colocados das seis categorias que estão na disputa: Master, Sênior, Over, Júnior, Novato A e Novato B. O TCMA também vai entregar o troféu “Espírito Trail” ao piloto que abrir mão de um melhor resultado para ajudar um colega na trilha e outros dois a homenageados especiais.

No fim do ano passado, a Confederação Brasileira de Motociclismo elegeu o Enduro da Polenta como o mais bem organizado entre todos do país. A organização da prova atribui o resultado ao voluntariado, às parcerias com a iniciativa e principalmente às trilhas, que são o grande diferencial do enduro, devido ao relevo da região.

Catarinense tenta manter liderança

Após vários anos de domínio mineiro e capixaba, com pilotos como Guilherme Marchetti, Sandro Hoffmann e Dario Julio, o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade viu surgir em 2009 um novo nome forte da modalidade vindo da região Sul do país. Terceiro colocado no campeonato do ano passado, o catarinense Guilherme Cascaes quer escrever seu nome na história do enduro brasileiro, assim como seus conterrâneos Dario Schrull, Humberto Cadori Filho, e o gaúcho Sandro Tomasi. Após as duas primeiras provas na temporada 2010, Cascaes é o líder na classificação geral da categoria Master e tentará se manter na liderança durante a 22ª edição do Enduro Nacional da Polenta, que acontece neste fim de semana, dias 22 e 23 de maio, em Venda Nova do Imigrante.

“Chegar como líder é um pouco diferente. Vou com a expectativa de manter a liderança, sim, mas tem uma pressão por estar nessa posição, não posso negar. Além disso, vou disputar uma prova literalmente na casa de dois dos meus principais adversários”, diz Cascaes, referindo-se aos capixabas Sandro Hoffmann e Jomar Grecco, vencedores das duas primeiras etapas do Brasileiro. “Eles têm uma vantagem de conhecer melhor o terreno e as trilhas da região, mas estou confiante, pois no ano passado conquistei o segundo lugar na prova. Como este ano não tem descarte, a minha ideia é buscar pontos importantes, principalmente longe de casa. Além disso, entre as provas que fizemos ano passado, o Polenta foi um dos Enduros com o terreno mais parecido com os de Santa Catarina”, completou.

História na trilha

Além das belezas naturais, um pouco da história do Brasil também está presente na trilha deste ano. Um dos destaques é o Casarão da Família Scabelo, localizado em Pindobas, Venda Nova do Imigrante. A construção, de 1836, foi feita por portugueses que moraram na região antes da chegada dos italianos, quando ainda era utilizada a mão-de-obra escrava. O casarão foi tombado como patrimônio histórico em 1998 e restaurado pelo Governo do Estado em 2000.

Outro ponto da história presente nas trilhas é a Rota Imperial, caminho que começa em Ouro Preto, Minas Gerais, e termina em Vitória. O trajeto é o mesmo feito por D. Pedro e passa por alguns municípios do Estado, como Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Conceição do Castelo, que estão incluídos nas trilhas do Enduro da Polenta.

Programação festiva

Hoje, a partir das 20h, tem Banda Cheiro de Flor e DJ Seven. A entrada é gratuita no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão“.

Amanhã (22), também a partir das 20h, a animação ficará por conta de Wellington Lima (ex-Bonde do Forró) e Vitto Águia e Thiago e encerramento com DJ Seven. O ingresso custará R$ 15,00.

Confira mais Notícias

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Vendanovense vai representar o Brasil na Paralimpíada de Paris

Aventura

Aventura e adrenalina: sucesso da 8ª edição do Polenta Off Road em Venda Nova

8º Polenta Off Road: aventura, música e gastronomia em Venda Nova do Imigrante

Aventura

Campeonato de Enduro 2024 promove aventura e confraternização em Venda Nova

Falta 1 mês para o Polenta Off Road 2024 em Venda Nova

Esporte

CBF confirma Fluminense x Atlético/MG no estádio Kleber Andrade

Internacional

Atleta japonês vai ministrar curso em Venda Nova do Imigrante neste domingo (21)