Estão suspensas as visitas às trilhas do Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo. A área está passando por um processo de regeneração da vegetação desde o mês passado. Por enquanto, somente centro de visitação permanece aberto ao público.
Apenas os pesquisadores estão tendo acesso a alguns pontos. Segundo o biólogo André Tebaldi, gerente do parque, os trabalhos envolvem a retirada de plantas que não são nativas da região e replantio de algumas espécies estão sendo feitos em 21 hectares.
É no parque que está o segundo pico mais alto do estado. O Forno Grande parque fica a 25 quilômetros do centro de Castelo. A unidade de conservação é dirigida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente, o Iema. A área equivale a 730 campos de futebol.
Atrações
No caminho do parque, os vales da localidade de Bateia já anunciam a beleza do lugar. A Pedra Azul, em Domingos Martins, é outra vista panorâmica da reserva. Em 1960, foi criada a reserva florestal do Forno Grande. A área só passou a ser parque, sob responsabilidade do Estado do Espírito Santo, em 1998.
Um lugar cercado de mata atlântica e com muitas nascentes. Uma atração no percurso é a gruta de Nossa Senhora Aparecida. Quem fez da pedra um altar natural para a imagem foi seu Alair Tedesco, que trabalha no local há mais de 20 anos.
São cerca de 900 metros de trilhas para chegar às piscinas naturais, conhecidas como poços amarelos. A paz não é trazida apenas pela paisagem, mas também por um dos poucos sons que se ouve lá de cima: o movimento da água.
Como visitar
Quem quiser agendar algum tipo de pesquisa ou visita no parque estadual do forno grande é só ligar para o telefone (27) 3136 3470.
As visitas podem ser feitas de terça a domingo, de 9 da manhã às 5 da tarde.
* Gazeta Online