* Valdinei Guimarães
valdinei@radiofmz.com.br
A qualidade dos serviços de telefonia celular na região de montanha está deixando a desejar. São ligações que não completam, chamadas que caem no meio da conversa e internet 3G que não funciona direito. Esses só são alguns dos problemas que afetam os moradores de Venda Nova e região.
A bióloga Tamires Falcão (24) conta que costuma ter dificuldades para enviar mensagens de texto (SMS) e com ligações que são cortadas. Ela percebeu as falhas quando as chuvas começaram na região. O celular já a deixou na mão até na hora de resolver assuntos da faculdade. “Neste fim de ano eu precisava conversar com meus colegas sobre o trabalho de conclusão do curso e o celular estava sem sinal, não tinha internet e as mensagens de texto demoravam a serem entregues. Eu precisei esperar chegar à faculdade para conversar pessoalmente”, conta ela.
Quem precisa do telefone para trabalhar também passa por maus momentos. O consultor tecnológico Haymisson Altoé (26) precisa ficar em contato frequente com os clientes, mas, sem sinal de telefone, a situação complica. “Muitas vezes, nas minhas viagens para Brejetuba, Marechal Floriano e Pedra Azul eu não consigo receber ligações e isso acontece sempre, já tem uns quatro meses que a situação está assim. Eu já recebi advertência da empresa em que trabalho porque pensaram que eu estava deixando o celular desligado”, relata Haymisson.
Flávia Cardoso (19) é agente homologadora em um sindicato de Venda Nova. Ela conta que tem tido dores de cabeça até ao colocar o nono dígito no celular, porque a operadora diz que o número não existe. Nos últimos dias, com as fortes chuvas, ela não tem conseguido entrar em contato com a família. “Essas enchentes que estão acontecendo me deixam preocupada e às vezes eu não consigo falar com minha família para ter notícias”, conta Flávia.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato várias vezes com a operadora Vivo, que é a empresa que presta serviços às pessoas entrevistadas nesta matéria. Porém, os atendentes informaram que não podem dar um posicionamento sobre os problemas e não informaram um número de alguém que possa falar sobre o assunto.