A maioria dos moradores de Vargem Grande e de comunidades vizinhas, em Venda Nova, tem um aparelho de telefone celular. No entanto, as peças só servem para o uso quando estão fora, tendo em vista que praticamente não existe sinal de telefonia móvel. O pior é que o serviço de telefonia fixa também deixa a desejar.
Numa tentativa de conseguir resolver esta situação, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, apresentou as indicações nº 011/2010 e nº 013/2010 solicitando uma torre de telefonia móvel para captação de sinal de telefonia móvel na região de Vargem Grande. Aprovadas na sessão do último dia 6, uma será encaminhada à operadora Oi e a outra à Vivo.
Para ilustrar o nível de necessidade, o vereador lembrou que a região tem muitos moradores, negócios, comércios, sem citar que os grandes avicultores que alí mantém seus empreendimentos. Grillo comentou que a frequência maior é da Vivo, no entanto acredita mais na possibilidade do atendimento pela Oi Telemar, por isso defendeu a aprovação das duas indicações.
De acordo com o morador Antônio Esmael Faitanin, o Telém, há uma semana o telefone fixo não funciona e isto é muito comum. Ele cita alguns vizinhos: Humberto Mazzoco e Chico Cossati, como outros que estão desassistidos pela prestadora do fixo. Quando há problemas a manutenção costuma ficar por nossa conta. Os técnicos só vão até a central de atendimento, em Pindobas, declarou Telém.
Na avaliação dele, a transmissão de telefonia celular resolveria o problema, pois todos os moradores têm aparelho, mesmo com o sinal muito fraco. Caso o serviço comece a ser prestado, ele diz que São Roque, quanto Santo Antônio, Bela aurora, Pindobas, Vargem Grande, São Roque, Taquarussú, entre outros lugarejos serão beneficiados. Telém conta que há muito tempo a situação é ruim e têm alguns até desistindo da linha fixa e vão ficar só com a móvel.
Telém contou que no último final de semana um poste ficou quebrado e os próprios moradores com ajuda da Prefeitura estavam se encarregando de consertar. Foi perto do trevo de Santa Luzia. Os moradores foram lá consertar, sendo dois de São Roque, que amarraram os cabos de forma a proteger a transmissão.
Convênio
O vereador Alberto Falqueto- PDT considera que as indicações vêm em boa hora, pois existe um convênio com o Estado ainda do mandato anterior que ainda não aconteceu de fato e não existe expectativa para o contrário. Ele disse que Evair de Melo, quando secretário de Agricultura, puxou a campanha e foi feito o levantamento das comunidades necessitadas. O Governo do Estado se colocou como parceiro na condição de a Prefeitura bancar 30% do projeto. Terminou o mandato e o Governo não liberou os 70%.
No ano passado, de acordo com Alberto, a Prefeitura reiniciou a conversa e ia até licitar, mas na hora h, o Estado não garantia o repasse. Eu concordo com Marco. Devemos esquecer o Governo e ir para a telefonia móvel, que é menos cara. Melhor abandonar a fixa. É puxar essa conversa. Acho que a Câmara pode ser parceira. (* Site Câmara de Venda Nova)