Temer autoriza uso de forças federais para desbloquear rodovias

Em pronunciamento no Palácio do Planalto, na tarde desta sexta-feira (25, o presidente Michel Temer disse  que acionou forças federais para desbloquear estradas, ocupadas por caminhonheiros em greve.  

 

Mais cedo, o presidente se reuniu com ministros para uma "avaliação de segurança" sobre a situação do país. No pronunciamento, ele ressaltou que, apesar do acordo com 12 pontos fechados entre governo e entidades representantes da categoria, há uma "minoria radical" que não quis cumprir o acordo. 
 

“Atendemos 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a encerrar a paralisação imediatamente. Esse foi o compromisso conjunto. Esse deveria ter sido o resultado do diálogo”, disse o presidente.

 

“Muitos caminhoneiros, aliás, estão fazendo sua parte, mas infelizmente uma minoria radical tem bloqueado estradas, impedido que muitos caminhoneiros levem adiante o seu desejo de atender a população e fazer o seu trabalho”, completou.

 

Acordo

 

O ministro Eliseu Padilha disse, também nesta sexta-feira, que o governo confia no cumprimento do acordo firmado ontem com as lideranças do movimento.

 

A decisão de suspender a paralisação não foi unânime. Das 11 entidades do setor de transporte, em sua maioria caminhoneiros, que participaram do encontro, duas delas, a União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam) e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que representa 700 mil trabalhadores, recusaram a proposta.

 

Hoje a associação divulgou nota na qual afirma que, ao contrário de outras entidades, "que se dizem representantes da categoria, a Abcam, não trairá os caminhoneiros". "Continuaremos firmes com pedido inicial: isenção da alíquota PIS/Cofins sobre o diesel, publicada no Diário Oficial da União", diz o texto.

 

Com informações da Agência Brasil

Confira mais Notícias

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Concurso para professor efetivo no ES terá 1,2 mil vagas; edital sai nesta sexta

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

Pai é preso após filho ostentar armas nas redes sociais em Conceição de Castelo

Bolsa de Valores abre as portas para o Conilon capixaba: novo marco para o setor cafeeiro

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Economia

PIB cresce 1,4% no segundo trimestre e fica acima do esperado