Tempo esfria em todo o país com a chegada de agosto

 

Os primeiros dias de agosto vão ser marcados por uma intensa e grande massa de ar frio de origem polar que vai avançar sobre a América do Sul, causando diminuição de temperaturas em vários estados brasileiros. Esta nova massa de ar frio é um pouco menos intensa do que a onda de frio muito forte que passou pelo Brasil entre os dias 5 e 10 de julho.

 

 

A expectativa é de uma nova sequência de dias frios por todo o Sul do Brasil e em muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, além de nova friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. A previsão é de que esta potente massa de ar frio passe sobre o Brasil entre os 1º e 5 de agosto, e os dias mais gelados devem ser 3 e 4 de agosto, quando o ar frio deve atuar com mais intensidade e maior abrangência sobre o país. A partir do dia, 6, os efeitos do ar de origem polar diminuem bastante, inclusive sobre a Região Sul.

 

Frio e geadas

 

Esta nova onda de frio vai atingir vários estados. No Espírito Santo, a região mais afetada será a centro-sul. Na região sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, o Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, região de Belo Horizonte/cidades históricas e o sul do Vale do Rio Doce também vão ser atingidos. As demais áreas do Sudeste vão sentir o ar frio de forma fraca. Esta massa de ar frio tem potencial para provocar geada em algumas áreas da Região Sudeste, porém não há previsão para o Espírito Santo.

 

 

Fonte: Climatempo/texto adaptado

 

Fotos: Arquivo FMZ

Confira mais Notícias

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana

Novembro começa com sol e calor em todo o Estado